terça-feira, 22 de setembro de 2009

Xilo!



     Depois de uma excelente primeira aula de xilogravura no Projeto Gravura ontem, cheguei em casa bem empolgado. Trouxemos para casa as ferramentas e a placa de mdf inacabada, para terminar o entalhe na próxima aula. Acabei não resistindo e me vejo agora, às 3:17 da madrugada, com a placa finalizada. Praticamente saiu sem eu perceber, quando peguei a placa na mochila fui mostrar ao meu irmão e minha mãe como é o processo. Aí já era tarde demais: quando dei por mim já estava com as mãos cheias de pó de madeira prensada :P


     Abaixo, a placa finalizada.


     Muito em breve terei o resultado da impressão desta matriz. Acredito que por ser a primeira xilogravura que já fiz não deve sair lá grande coisa, mas agora é mesmo esperar pra ver. Logo que tiver uma prova em mãos, posto aqui :)


segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Referência: Aleksandra Korejwo

       Mais uma boa referência advinda do contato com os colegas animadores portugueses. A primeira vez que vi, quando a Regina Pessoa me mostrou, fiquei absolutamente impressionado. Não se parecia com nada que eu já tinha visto, e ao mesmo tempo era curiosamente familiar e exatamente o tipo de coisa que me atrai: animação fora do comum, do tipo feita com técnicas e materiais pouco usuais e com resultados dos mais loucos possíveis.
     Aleksandra Korejwo é polonesa, e trabalha com sal colorido. Seus filmes mostram uma dança impecável dos grãos de sal se movendo e formando figuras, cenários, situações mas principalmente criando emoções. Nem sequer parece que a areia é animada, mas sim que está se mexendo sozinha, como que soprada pelo vento, e somos brindados em poder assistir, maravilhados, a sua dança rítmica. Sempre que vejo sinto que é um trabalho que vai direto na alma. É difícil assisti-la "tecnicamente", ou seja, tentando descobrir quantos frames usou ali, ou como ela procedeu naquela transição acolá, pois o trabalho nos atinge fundo, despertando alguma coisa de muito íntima dentro da nossa percepção de arte, aliás, dentro do nosso ser.
      E o mais impressionante é o instrumento que ela usa para animar: uma pluma. Só assim se explica a enorme leveza com que a animação acontece. E claro, só uma mulher poderia ter tanta sensibilidade para juntar isso tudo em um trabalho tão genial.
     Posto então o curta "Carmem Torero", realizado em cima da ópera de Bizet.


quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Linhas e Espirais no DIA! E no mundo! :D

     É com grande satisfação que divido com os amigos neste blog que o meu curta Linhas e Espirais foi selecionado para a mostra oficial no Dia Internacional da Animação - o DIA. O evento acontece no mundo inteiro, e este ano no Brasil serão mais de 300 cidades que exibirão simultaneamente, no dia 28 de outubro, uma seleção de curtas brasileiros e de outros países. A comissão recebeu 126 filmes de vários estados do Brasil, dos quais 9 foram escolhidos - entre eles, o meu caro Linhas. Ainda estou positivamente surpreso, e só em pensar em ter o meu curta exibido em todos esses lugares, para um público tão distinto e amplo, já fico sorrindo de orelha a orelha. Este trabalho que já teve (e tem tido) uma recepção tão boa onde mostro, agora terá sessões em toda parte - mesmo pelo mundo, se fizer parte da seleção que vai para os outros países que sediam o DIA.
     E por falar em exibições pelo mundo, outra grande alegria que me aconteceu recentemente foi a notícia que este mesmo Linhas foi selecionado no ANIMANIMA - Festival de Animação da Sérvia. Apenas três brasileiros entraram. Inclusive o festival está acontecendo agora mesmo lá, de 9 a 12 de setembro. Quem sabe inclusive se agora mesmo não está passando. E quem sabe ainda o que os sérvios não estarão pensando ao verem essas tais linhas e espirais se contorcendo pela tela... :P
     E para os amigos que não viram o Linhas e Espirais, segue abaixo: :)

sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Um pouco de UPA

   Apesar de estar trabalhando ultimamente em uma linha semi-abstrata experimental, continuo fazendo meus pequenos desenhos figurativos, meus pequenos cartuns e quadrinhos cômicos. Nos trabalhos de ilustração comercial e institucional sempre posso dar vazão a esta vertente que, na verdade, foi a linha que me iniciou no desenho, desde que comecei a levar mais a sério os meus rabiscos. Até hoje acho que mesmo o trabalho mais experimental que eu fizer sempre carregará esta marca "cartum".
   Uma grande referência foi e ainda é o estúdio e produtora americana UPA - United Pictures of America, que durante sua existência, nos anos 50 e 60, se tornou praticamente uma escola, com seu estilo altamente estilizado e sofisticado. Muitos filmes de lá se tornaram referências obrigatórias para qualquer animador, entre ele o clássico Gerald McBoing-Boing.
   Então, posto aqui um trabalho institucional que comecei a fazer, e que me inspirei no clássico UPA para criar um personagem, um pequeno funcionário do governo que explicaria certas coisas em uma cartilha. No fim das contas o trabalho não aconteceu, ficando apenas estes estudos e um teste de como o personagem apareceria na versão final na cartilha, colorido e tudo. Vale observar as texturas reais, que eram muito usadas na animação nos anos 40 aos 60, e que dão um toque especial, contrastando com o desenho simples.


domingo, 30 de agosto de 2009

Cobertas para sempre

      Abaixo algumas pinturas cujas fotos são os seus últimos registros: todas foram cobertas com novas camadas de tinta, originando outras pinturas. Algumas já foram completamente cobertas e finalizadas, outras ainda estão me processo. O fato é que essas imagens não verão mais a luz do dia novamente. Dramático, mas verdade... :)
      Muitas vezes sua ideia muda durante o processo de feitura de uma pintura. Às vezes você pode passar meses ou anos sem conseguir terminar um trabalho, e então aquilo que parecia tão interessante de se pintar no começo agora é algo que não tem tanto sentido, e que poderia então dar origem a algo mais condizente com o seu espírito atual. Tudo está sempre em processo, inclusive (e principalmente) nós mesmos.
     Boa parte desses meus trabalhos então estava eternamente inacabada e assim ficou por meses, até que decidi cobri-las. Muitas outras ainda esperam esta decisão. A questão é que muitas vezes você olha, olha, olha e olha por muito tempo para trabalho, até que a ideia de como resolve-lo aparece na sua mente. E aí, mãos à obra.


      Nesta de baixo, dá pra ver pelas marcas brancas no preto que ela já era um cobertura por cima de outra ainda. Hoje ela ainda está em processo.
     
     Esta de baixo nasceu muito rapidamente, testando o efeito esfumaçado que o pincel poderia fazer, além da tinta escorrida. Depois a ideia não pareceu mais tão interessante, e hoje já teve várias coberturas, e também ainda está em processo.
     
     Esta outra inicialmente estava pronta; inclusive numa postagem anterior do blog eu até a tinha colocado. Esta foto é a da cobertura sendo feita, e a versão final dela pode ser então vista no Flickr, aqui.
     
     Com esta abaixo, a mesma história. Até na postagem que falei antes, sobre pintura, esta abaixo aparece, e se chamava "Olhos". Esta versão é mais uma cobertura, mas ainda mantendo as linhas. Hoje está totalmente coberta com outra pintura, que logo colocarei no Flickr.
     
     Esta outra próxima se chamava "Impaciência", e fiz em um momento de igual sentimento. Depois, mais impaciente ainda, a coloquei na horizontal e cobri tudo, dando origem a esta outra tela.
    
     E esta última aqui partiu de um momento muito sublime até, quando eu olhava o céu da noite e me inspirei pra pintar uma noite estrelada, ou pelo menos a minha versão. Com meses dela inacabada a ideia já parecia boba, e então resolvi cobri-la, como se vê na outra foto, mais abaixo. Uma vez acabada, ela se tornou a primeira de uma nova possibilidade que eu explorava nas pinturas, e que então se abriu para mim. A versão final então está aqui.

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Referência: Gianluigi Toccafondo

     Uma das propostas deste blog, conforme me relembrei relendo as primeiras postagens, era também mostrar coisas legais do mundo do cinema de animação que eu encontrasse. Por algum motivo acabei deixando isso de lado, mas agora procurarei sempre mostrar esses materiais, começando com esta postagem :)

   Durante o curto (porém muito frutífero) tempo de convivência que tive com os animadores portugueses Abi Feijó e Regina Pessoa, no Seminário de Animação, tomei conhecimento de diversos animadores fantásticos, entre eles o mestre italiano Gianluigi Toccafondo. Animador que mexe com imagens reais fotocopiadas, distorcidas e pintadas, Toccafondo tem realmente aquele toque europeu - uma paleta quase monocromática, distorções louquíssimas e uma relação de total harmonia com a música. O trabalho é absolutamente deslumbrante, e mesmo após já ter visto dezenas de vezes cada um dos filmes dele que encontrei, continuo impressionado com a fluidez impecável e extrema originalidade de seu trabalho. Imediatamente já se tornou uma referência obrigatória pra mim; seus vídeos já estão no meu mp4 e os tenha assistido quase religiosamente (temos que reconhecer as vantagens da geração "assiste-baixa-continua assistindo"... :P)

   Segue então abaixo quatro trabalhos dele dos disponíveis na internet. O primeiro, "La Pista", foi o primeiro que vi, recomendado diretamente pelos amigos portugueses. O segundo, "La Coda", é feito todo em cima de imagens dos filmes de Buster Keaton, e foi o primeiro experimento em filme realizado por Toccafondo. O terceiro é uma vinheta de abertura da produtora Scott Free, dos cineastas Tony e Riddley Scott - na verdade já tenho visto e me maravilhado com esta vinheta há anos, e não sabia de quem era; depois porém de conhecer os filmes de Toccafondo soube na hora que só podia ser dele :). E o quarto trabalho é outra belíssima vinheta, esta chamada "Cinema Europa", da qual encontrei o link pra se baixar em ótima qualidade. Todos os filmes são absurdamente fantásticos, e merecem ser vistos, revistos, baixados, revistos de novo... :)






Link para download:


quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Caricaturando

     Alguns trabalhos de caricatura, realizados em uma festa de 15 anos, há alguns anos atrás. Os convidados vinham até a minha mesinha, no cantinho do salão, e eu fazia um rápido desenho deles, bem simplificado como se vê, alguns mesmo sem esboço. Foi um trabalho bem interessante. Além do mais, sempre é divertido distorcer as fisionomias, exagerá-las... :)




domingo, 16 de agosto de 2009

Animação portuguesa, com certeza! :D

     No Seminário Internacional de Cinema de Animação, realizado entre 1 a 3 de agosto, tive o prazer de conhecer dois grandes nomes da animação mundial: os animadores Abi Feijó e Regina Pessoa. Além de nos brindarem com a exibição de suas obras magníficas e suas empolgantes palavras no seminário, pudemos ver o quanto são pessoas maravilhosas.

     Os realizadores portugueses estiveram conosco por algum tempo mais após o seminário. Sua simpatia, tranquilidade e simplicidade se demonstrou ainda mais na companhia agradabilíssima que nos fizeram enquanto viajamos pela culinária e litoral cearense.

    Abaixo, alguns registros fotográficos; na primeira, Abi e Regina durante a gravação para o programa Animania. As três seguintes, em um restaurante daqui de Fortaleza. As duas últimas, em Canoa quebrada, onde passamos um ótimo domingo :D






Nesta última (no ótimo enquadramento do motorista da van), da esquerda pra direita: Regina Pessoa, Abi Feijó, Mariana Medina, Telmo Carvalho e eu :)