Mais uma boa referência advinda do contato com os colegas animadores portugueses. A primeira vez que vi, quando a Regina Pessoa me mostrou, fiquei absolutamente impressionado. Não se parecia com nada que eu já tinha visto, e ao mesmo tempo era curiosamente familiar e exatamente o tipo de coisa que me atrai: animação fora do comum, do tipo feita com técnicas e materiais pouco usuais e com resultados dos mais loucos possíveis.
Aleksandra Korejwo é polonesa, e trabalha com sal colorido. Seus filmes mostram uma dança impecável dos grãos de sal se movendo e formando figuras, cenários, situações mas principalmente criando emoções. Nem sequer parece que a areia é animada, mas sim que está se mexendo sozinha, como que soprada pelo vento, e somos brindados em poder assistir, maravilhados, a sua dança rítmica. Sempre que vejo sinto que é um trabalho que vai direto na alma. É difícil assisti-la "tecnicamente", ou seja, tentando descobrir quantos frames usou ali, ou como ela procedeu naquela transição acolá, pois o trabalho nos atinge fundo, despertando alguma coisa de muito íntima dentro da nossa percepção de arte, aliás, dentro do nosso ser.
E o mais impressionante é o instrumento que ela usa para animar: uma pluma. Só assim se explica a enorme leveza com que a animação acontece. E claro, só uma mulher poderia ter tanta sensibilidade para juntar isso tudo em um trabalho tão genial.
Posto então o curta "Carmem Torero", realizado em cima da ópera de Bizet.
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