segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Referência: Gianluigi Toccafondo

     Uma das propostas deste blog, conforme me relembrei relendo as primeiras postagens, era também mostrar coisas legais do mundo do cinema de animação que eu encontrasse. Por algum motivo acabei deixando isso de lado, mas agora procurarei sempre mostrar esses materiais, começando com esta postagem :)

   Durante o curto (porém muito frutífero) tempo de convivência que tive com os animadores portugueses Abi Feijó e Regina Pessoa, no Seminário de Animação, tomei conhecimento de diversos animadores fantásticos, entre eles o mestre italiano Gianluigi Toccafondo. Animador que mexe com imagens reais fotocopiadas, distorcidas e pintadas, Toccafondo tem realmente aquele toque europeu - uma paleta quase monocromática, distorções louquíssimas e uma relação de total harmonia com a música. O trabalho é absolutamente deslumbrante, e mesmo após já ter visto dezenas de vezes cada um dos filmes dele que encontrei, continuo impressionado com a fluidez impecável e extrema originalidade de seu trabalho. Imediatamente já se tornou uma referência obrigatória pra mim; seus vídeos já estão no meu mp4 e os tenha assistido quase religiosamente (temos que reconhecer as vantagens da geração "assiste-baixa-continua assistindo"... :P)

   Segue então abaixo quatro trabalhos dele dos disponíveis na internet. O primeiro, "La Pista", foi o primeiro que vi, recomendado diretamente pelos amigos portugueses. O segundo, "La Coda", é feito todo em cima de imagens dos filmes de Buster Keaton, e foi o primeiro experimento em filme realizado por Toccafondo. O terceiro é uma vinheta de abertura da produtora Scott Free, dos cineastas Tony e Riddley Scott - na verdade já tenho visto e me maravilhado com esta vinheta há anos, e não sabia de quem era; depois porém de conhecer os filmes de Toccafondo soube na hora que só podia ser dele :). E o quarto trabalho é outra belíssima vinheta, esta chamada "Cinema Europa", da qual encontrei o link pra se baixar em ótima qualidade. Todos os filmes são absurdamente fantásticos, e merecem ser vistos, revistos, baixados, revistos de novo... :)






Link para download:


Nenhum comentário: