quinta-feira, 10 de novembro de 2016

Workshop - Natura, Animazione e Improvvisazione con Dispositivi Mobili


E agora estou aqui em Bolonha, na Itália, na véspera de começar o workshop de animação em dispositivos móveis. Este é um workshop que desde 2012 realizado, e o avanço constante da tecnologia dos dispositivos ajuda o workshop a ficar cada vez, espero, mais interessante. Basicamente, tenho trazido para estas oficinas a mesma abordagem dos trabalhos que tenho feito - (talvez, a única forma que eu saiba trabalhar) : usar o que se tem disponível para fazer um filme, seja o que for. Cada aluno será estimulado a ver seu dispositivo - seja smartphone ou tablet - como um estúdio de animação portátil, e a realizar um pequeno curta durante a oficina, utilizando aplicativos e animando objetos cotidianos. No caso desta oficina, animaremos objetos encontrados na natureza, especificamente do Parco Grosso, um pequeno mas lindo parque que há do lado do local da oficina aqui na cidade.



Este é o segundo workshop que tenho o prazer de ser convidado para ministrar aqui na Itália. Em ambos os workshops o convite partiu da associação cultural italiana OTTOMANI, do qual fazem parte os artistas Andrea Martignoni, Roberto Paganelli, Michela Donini e Katya Rinaldi. Eles tem uma pegada mais artesanal e fazem oficinas por todo o mundo. Numa dessas oportunidades conheci o Andrea; eu estava ministrando uma oficina no festival Animage e ele também, na sua primeira visita ao Brasil. Nos conhecemos e nos demos super bem de cara, e foi quando ele me convidou pra realizar uma oficina na Accademia de Belle Arti de Bologna, e assim aconteceu, em 2014. No caso, trabalhei com os alunos na técnica de rotoscopia, o que resultou no filme Italianoscopia:



Hoje os membros do OTTOMANI são amigos queridos, e o convite para esta oficina surgiu também na ocasião desta minha segunda vinda pra Europa - um tour de seis semanas onde tenho participado de diversos festivais, ministrado oficinas, feito contatos, revendo - ou conhecendo - lugares sensacionais e revendo - ou fazendo - amigos incríveis. Pra mim esta maneira de viajar é sem igual: é parte trabalho, parte férias, parte turismo (por que não?), parte mochilão... um pouco de tudo. Abaixo segue um vídeo que fiz da viagem de 2014, que igualmente teve diversos países e atividades:



Breve vou postando aqui sobre as outras atividades e desdobramentos. E vamos em frente! :D


Nenhum comentário: