terça-feira, 20 de julho de 2010

Anima Mundi 2010 (I): primeiras impressões


No Anima Mundi! Após algumas pequenas batalhas para chegar, finalmente estou no Rio, pela primeira vez por sinal, e também podendo finalmente participar ativamente deste que é um festival que desde pequeno babava quando via as matérias na TV, e conforme ia crescendo ia me dando vontade de produzir quando via os realizadores falando, e também os seus filmes, e hoje sorrio quando me vejo do outro lado, finalmente aqui pra poder ver realmente como são as coisas através do espelho :P


Gentilmente acomodado na casa de um amigo animador, hoje pude ver pouco ainda, mas ainda assim impressões significativas.  Consegui pegar a sessão de filmes de documentários animados, o Panorama Doc, com impressionantes e deslumbrantes trabalhos de toda parte. Logo depois, fui pra sessão Galeria, onde meu trabalho está sendo exibido.


Acima, painel situado na Galeria com os filmes. Após assistir parte da sessão já estava impressionado. É indescritível ver que o seu trabalho foi colocado lado a lado numa programação de produções absolutamente ousadas e inovadoras em todos os aspectos, incríveis mesmo. Não consegui assistir todos ainda, mas os trabalhos Part Blue e Loom já me mostraram o que está por vir nos restantes que mal posso esperar pra ver. De babar mesmo.


O evento como um todo é também um exemplo de organização de produção; tudo muito bem articulado e preciso, e é interessante como todo o público que vi parece já saber tudo - todos os detalhes da edição, que sessões quer ver, onde encontrar cada parte da programação, enfim, percebe-se que é algo que já está mesmo enraizado na cidade, é algo já sedimentado, presente nas pessoas. Um exemplo mesmo. :D


Acima, um encontro com o animador, realizador e um dos diretores do festival, o lendário Marcos Magalhães. A sensação ao se conhecer estas grandes figuras da animação é sempre a mesma - dá logo aquela sensação de familiaridade, de segurança, quase uma amizade desconhecida e pressuposta, pois sentimos que estamos todos de fato no mesmo barco, e em busca de objetivos muito semelhantes.

Todas as fotos são do meu irmão Denis Akel, que juntamente com minha querida mãe também está presente aqui no Rio. E vamos em frente que logo tem mais - sessão Curtas 5, na Praça Animada! :D

2 comentários:

Alex disse...

Cara, parabéns por ter sido selecionado e por estar prestigiando o evento! Você tem muito talento, não é à toa que você está por aí!

Abraço do amigo Falex

Diego Akel disse...

Valeu Falex!! Muito obrigado pelas calorosas palavras amigo. E vamos em frente juntos! :D

Abração.