sábado, 24 de julho de 2010

Anima Mundi 2010 (III): Entrando no espírito


Já completamente adaptado ao festival, neste momento só posso lamentar não ter chegado antes pra poder pegar o festival inteiro (perdi os primeiros dias); é realmente uma missão difícil abarcar a totalidade (seja em qual aspecto for), mas tenho tentado ao máximo aproveitar tudo - assistir aos filmes, estar nos bate-papos e fóruns, conversar um pouquinho com todos os amigos que tenho encontrado e tudo mais. Cada dia parece durar uma semana, mas ao mesmo tempo parece passar num piscar de olhos... :P


Atividades cada vez mais interessantes têm acontecido. Tive a oportunidade de participar de dois papos-animados, entre eles um com o grande animador canadense Cordell Barker, que com sua humildade e simplicidade mais uma vez me fez perceber que as distâncias entre nós e os ditos grandes mestres da animação estão apenas nas nossas cabeças. Abaixo, a lojinha do Anima Mundi, onde já gastei boa parte do dinheiro que trouxe.. :P

Das sessões tenho assistido o que posso, muita coisa bacana de fato mas, também, cá entre nós, algumas coisas meio esquisitas. Pra falar a verdade muitos filmes de animação também incorporam o esquema contemporâneo dos curtas metragens live-action, onde se mostra apenas uma pequena situação que normalmente não se resolve bem, ficando aquela "deixa" que pode até parecer muito cult pra quem faz, mas soa quase ridícula para quem assiste. Ao ver com meu irmão trabalhos assim sempre comento brincando em qual ponto eles vão terminar, normalmente em um ponto onde se confunde quem está assistindo - e normalmente acertamos qual o ponto antes de ver... :P Particularmente não gosto muito de filmes assim, soam para mim meio pretensiosos e "cerebrais" demais; prefiro ainda os mais sinceros e despretensiosos na medida certa, que vão direto à alma, ao coração - e assim também existem muitos.


Seja como for, a cada momento mais me dou conta do quanto é interessante estar aqui, em um dos maiores festivais de animação do mundo. Sinto por não ter vindo antes, mas tudo realmente só acontece ao seu tempo. Já me planejo pro próximo ano, e acho que todo animador brasileiro deveria realmente se esforçar e vir à toda edição do festival, pois é uma oportunidade imperdível de estar nese espírito realmente empolgante e contagiante. O que mais tenho sentido nem são tanto ideias novas, mas sim cada vez mais certezas daquilo que quero fazer, de concretizar minhas ideias e sonhos mais loucos, e sabendo ainda que terão um espaço quando finalmente se materializarem. Se depender da energia vibrante que estou acumulando em tantas experências únicas vividas por aqui, estas ideias se farão reais muito em breve ;) Acima, foto do ingresso da última sessão (das cinco que assisti só ontem), juntamente com o meu "jantar": biscoito recheado e água mineral. A correria pra pegar tudo está grande, mas está valenbdo e muito a pena. Logo mais, palestra impredível sobre filme direto na película com a Maureen Furniss. em frente! :)

2 comentários:

Gata Leoa disse...

Fantástico Diego Parabéns...

Andréa...

Diego Akel disse...

Obrigado Andréa! :D