sábado, 27 de março de 2010

Projeto selecionado: "Maria da Glória"

E há alguns dias saiu o resultado do Edital "Se Essa Rua Fosse Minha", da Secretaria de Cultura de Fortaleza, e tive o prazer de ter o meu projeto entre os seis contemplados. O edital é comemorativo do aniversário da cidade, e o esquema é o mesmo dos dos anos anteriores: cada selecionado faz um filme de acordo com o tema do ano, todos serão montados juntos e assim irão compor uma só obra. Já tinha participado da edição de 2008, Fortaleza 24hs, e nele realizei o curta Faróis. No desse ano, o proponente deveria fazer um projeto para um filme (de ficção, documentário, experimental ou animação) sobre uma rua da cidade. Escolhi a minha própria rua, e o curta leva o mesmo nome: Maria da Glória
A ideia é mostrar uma visão da minha rua (ou melhor, alameda) a partir dos detalhes da paisagem urbana que passamos e muitas vezes não percebemos, como grades, muros, telhados, jardins, plantas, calçadas... e outros mais. A partir de fotografias dos detalhes da rua, trabalharei animando em cima destas, mesclando umas com as outras e, no fim das contas, juntando as quatro categorias - um tipo de 'documentário experimental de ficção animado'. Durante a pesquisa e testes para a concepção do filme desenvolvi várias imagens, e as que estão logo abaixo são as que anexei ao projeto. A ideia é criar algo que se assemelhe a um conceito de "gravuras animadas", e a textura com branco esbatida característica das gravuras é algo pelo qual tenho estado perdidamente apaixonado ultimamente.


Fico me perguntando o que me faz me meter em fazer outros filmes, como neste, já estando com um em andamento (o Círculo). A vontade de realizar, como em outros tempos, algo "rápido e indolor" (ao contrário do Círculo, que está lento e quase doloroso em alguns momentos... :P), me assalta novamente. Além do mais, é uma ótima oportunidade para ir nesta linha semi-documental que tanto anseio por experimentar, e tomar parte em um projeto como essa natureza sobre a cidade, como foi proposto pelo edital, com certeza será muito bacana. O espírito é o mesmo do Linhas e Espirais: fazer antes que me dê conta que estou fazendo. Então, ao trabalho. Vou postando por aqui os estágios que estarei durante a produção, e lá vamos nós ;)

3 comentários:

Denis Akel disse...

É isso aí, um conceito bastante interessante, que pode levar a uma complexidade que certamente acarretará profundas reflexões ;)

#caufeitoamão disse...

Oi Akel, mais uma vez parabéns!
Como sempre arrasando em seus trabalhos.
Beijo.
Claudia Vidal

Diego Akel disse...

Obrigado amigos!

Denis, vamos em frente juntos no projeto; Claudia, obrigado de coração; estamos dando tudo no projeto! :)

Abraços! :D