terça-feira, 23 de março de 2010

Primeiras aparições impressas: 1997 / 1998

E foi nestes anos que comecei a levar o desenho um pouco mais a sério. Uma nova publicação surgia no colégio que eu estudava, e logo que pude tomei parte da equipe do jornal, para então fazer cartuns - na época, um dos meus grandes objetivos, ser um cartunista. Acho que muito do meu trabalho ainda hoje reflete esse lado cômico que receio nunca ter perdido. Por mais que eu tente desenhar "sério",  no fundo sempre tudo parece um pouco cartunesco ainda...


Abaixo, o desenho ampliado que então fiz no jornal, sobre a clonagem. Na época lembro que teve uma boa repercussão, e eu achava que tinha conseguido fazer um cartum que ao mesmo tempo que discutia com a matéria tinha sua própria individualidade. Aprendi também nessa época um das mais valiosas lições de um cartunista: nunca entregue seus originais. Durante meses e meses corri atrás desse desenho, mas o meu colega (ir)responsável que me pediu o trabalho nunca mais soube dizer onde ele foi parar.


E mais abaixo, o Yeah!, um pequeno jornal do então Clube de Física do colégio, que fiz parte, juntamente com a minha parceira de aventuras na época, Giselle Gurgel. A Giselle foi responsável por muitas coisas que fiz na época, como os meus primeiros curtas, que falarei mais em postagens futuras. Nessa época tínhamos queríamos ser jornalistas, o que por sinal foi a primeira opção ao fazer vestibular, alguns anos depois.


O interessante é que ao colocar o título "O braço direito do Geo" eu quis disfarçadamente também fazer uma ironia, pois - como todas essas instituições - eles se aproveitavam de tudo que era feito dentro, indiscriminadamente, então nada mais interessante do que uma publicação interna fazer uma pequena crítica a isso. Não sei se alguém percebeu, no fim das contas. De toda forma, acabei sofrendo do mesmo mal da publicação do jornal do ano anterior, e esse original do cartum do braço robótico foi outro que sumiu, sendo essa impressão do jornalzinho a única prova que ele existiu. É a vida... :P

Nenhum comentário: