sábado, 16 de janeiro de 2010

Dr. Baltazar



Tirando algumas coisas do baú digital, apresento este personagem que até então só existia como parte do trabalho da disciplina Desenho de Animação, do curso de Design que faço na Fanor - Faculdades Nordeste. Chama-se Dr. Baltazar, e trata-se de um psiquiatra que era muito mais louco do que os seus pacientes. A história não era lá muito original, mas foi uma boa oportunidade para brincar com um estilo de desenho à la UPA, que adoro desenhar de maneira solta, sempre como diversão, sem esperar muito. Talvez por isso eles acabem se revelando mais expressivos do que outros trabalhos que faço "levando a sério". Acho que essa é a busca eterna do artista, a de conseguir o máximo de expressividade e espontaneidade no que se faz.



Estes dois esboços ilustram bem como é o Dr. Baltazar. Uma das coisas que gostei foi fazer os olhos com esses raios (mais do que cílios), com os quais já tinha brincado em outros trabalhos, e que dão uma expressão mais vigorosa para o personagem.
No fim das contas, acabou que nem eu nem meus colegas de turma da disciplina fizemos os curtinhas com os personagens, mas valeu pela criação. Tinha feito, porém, alguns testes de animação ainda; neste primeiro quis ter uma ideia de como seria o visual geral do curtinha, com ângulos loucos, movimentos rápidos e com closes em detalhes específicos, conforme fosse necessário:



E produzi ainda dois ciclos de caminhada simples; inicialmente, um em esboço, com 6 quadros:



E um segundo, finalizado e colorido, mas desta vez com 5 quadros (retirei o último e o movimento ficou um pouco melhor):



Não sei se ficou lá essa coisas - depois de um bom tempo sem ver este material, ainda acho que o melhor foi o chapéuzinho dele pulando e caindo de volta na cabeça, que ficou mais fluido :) De qualquer forma, é legal sempre revermos estes materiais mais antigos, pois vemos o quanto caminhamos e muitas vezes eles nos fazem lembrar de coisas que nem lembrávamos que gostamos. Apesar de ultimamente estar trabalhando cada vez mais com imagens semi-abstratas, gosto muito de animação de personagens - adoro sobretudo os desenhos animados clássicos, dos anos 40, 50 e 60. Quem sabe um dia desses eu não misture tudo, juntando animação de personagens com loucas imagens experimentais... vamos ver no que dá. :)

3 comentários:

Denis Akel disse...

Um personagem que tinha, e ainda tem tudo para um ótimo curta! Quem sabe algum desses testes ainda venha a se tornar, ou inspirar, uma promissora obra. ;)

Fran disse...

Didi concordo com o Dênis, vale a pena investir, sei que as possibilidades são inúmeras, mas se esse personagem interagisse com fotografia ao fundo (paisagem de cidades talvez), tb ia ficar belo. Saudades :)

Diego Akel disse...

Sim Fran, com certeza misturar animação com imagens reais é algo que quero investir. E, aliás, pra falar a verdade é algo que não me sai da cabeça... :)
Saudade também... :)