sábado, 30 de janeiro de 2010

Referência - Jacques Drouin

Mestre de umas das técnicas de animação mais complexas que se tem notícia - a animação em tela de pinos -, Jacques Drouin foi 'aprendiz' do inventor dessa técnica, o animador e artista plástico russo Alexander Alexeieff. Junto com sua esposa Claire Parker, Alexeieff desenvolveu uma superfície vertical onde milhares de pinos de tamanho milimétrico podem deslizar para a frente e para trás, o que, de acordo com a iluminação, podem parecer mais claros ou mais escuros (variando de 0 a 100% de preto), e dessa forma então se pode criar belíssimas imagens com incríveis nuances. Ao se criar para animação imagens animadas desta forma, encontramos um processo laboriosíssimo que envolve total imersão, concentração e dedicação criativa no trabalho, onde os pinos devem ser mexidos frame a frame de forma consecutiva e precisa a dar a ilusão de movimento das imagens criadas. Nem mesmo Norman McLaren, um dos pais da animação experimental conseguiu utilizar esta técnica a fundo, realizando apenas testes - "Não tenho o tipo de paciência necessária", disse o animador uma vez, a respeito de realizar um filme inteiro com esta técnica.
Abaixo, um dos trabalhos de Drouin, onde possibilidades técnicas e complexidade temática se misturam perfeitamente. Deste que o vi pela primeira vez, este curta se tornou uma referência obrigatória, e ultimamente o tenho visto e revisto, sendo uma das principais referências para o Círculo.
Finalizando, é interessante saber que vários - embora poucos - foram os animadores que já trabalharam na tela de pinos, e confesso que gostaria muito de experimentar. Acredito que este dispositivo não exista no Brasil, mas um dia espero ter a oportunidade de colocar as mãos em um - e quem sabe até produzir algo :D

Nenhum comentário: