domingo, 30 de agosto de 2009

Cobertas para sempre

      Abaixo algumas pinturas cujas fotos são os seus últimos registros: todas foram cobertas com novas camadas de tinta, originando outras pinturas. Algumas já foram completamente cobertas e finalizadas, outras ainda estão me processo. O fato é que essas imagens não verão mais a luz do dia novamente. Dramático, mas verdade... :)
      Muitas vezes sua ideia muda durante o processo de feitura de uma pintura. Às vezes você pode passar meses ou anos sem conseguir terminar um trabalho, e então aquilo que parecia tão interessante de se pintar no começo agora é algo que não tem tanto sentido, e que poderia então dar origem a algo mais condizente com o seu espírito atual. Tudo está sempre em processo, inclusive (e principalmente) nós mesmos.
     Boa parte desses meus trabalhos então estava eternamente inacabada e assim ficou por meses, até que decidi cobri-las. Muitas outras ainda esperam esta decisão. A questão é que muitas vezes você olha, olha, olha e olha por muito tempo para trabalho, até que a ideia de como resolve-lo aparece na sua mente. E aí, mãos à obra.


      Nesta de baixo, dá pra ver pelas marcas brancas no preto que ela já era um cobertura por cima de outra ainda. Hoje ela ainda está em processo.
     
     Esta de baixo nasceu muito rapidamente, testando o efeito esfumaçado que o pincel poderia fazer, além da tinta escorrida. Depois a ideia não pareceu mais tão interessante, e hoje já teve várias coberturas, e também ainda está em processo.
     
     Esta outra inicialmente estava pronta; inclusive numa postagem anterior do blog eu até a tinha colocado. Esta foto é a da cobertura sendo feita, e a versão final dela pode ser então vista no Flickr, aqui.
     
     Com esta abaixo, a mesma história. Até na postagem que falei antes, sobre pintura, esta abaixo aparece, e se chamava "Olhos". Esta versão é mais uma cobertura, mas ainda mantendo as linhas. Hoje está totalmente coberta com outra pintura, que logo colocarei no Flickr.
     
     Esta outra próxima se chamava "Impaciência", e fiz em um momento de igual sentimento. Depois, mais impaciente ainda, a coloquei na horizontal e cobri tudo, dando origem a esta outra tela.
    
     E esta última aqui partiu de um momento muito sublime até, quando eu olhava o céu da noite e me inspirei pra pintar uma noite estrelada, ou pelo menos a minha versão. Com meses dela inacabada a ideia já parecia boba, e então resolvi cobri-la, como se vê na outra foto, mais abaixo. Uma vez acabada, ela se tornou a primeira de uma nova possibilidade que eu explorava nas pinturas, e que então se abriu para mim. A versão final então está aqui.

Um comentário:

Ana Valeska Maia disse...

Nossa, já fiz muitas cobertas!
É quase um impulso, gosto de ficar alterando as pinturas, mas já me arrependi tb. Em alguns momentos o primeiro trabalho tinha até ficado melhor do que o segundo...
Bjs.