sábado, 1 de setembro de 2012

As últimas de Jeff Scher


E eis que estou "de bobeira" no Vimeo quando me deparo com a conta do Jeff Scher. Ora, não sabia que o homem tem uma conta lá!

Jeff é uma das minhas principais referências, e é um dos caras em atividade hoje na animação experimental mundial que mais admiro. Quem se interessar, aqui no blog tem um marcador com o nome dele, que tem todas as postagens que fiz a seu respeito. Vamos ver agora algumas pequenas pérolas que separei dos seus vídeos lá.

Este primeiro foi feito em grande parte com a minha querida técnica da pintura-no-tempo, mas com o toque da aquarela mágica do Jeff se transforma em algo que só ele poderia fazer.

Matchstick from jeff scher on Vimeo.

Este segundo, assim como o primeiro, é um videoclipe, e é sempre bacana ver como ele cria de forma tão livre em cima das músicas. Técnicas das mais variadas, e constante e notório esse toque pessoal e artesanal que ele sempre imprime.

blood keys from jeff scher on Vimeo.

Segue com esta super ousada vinheta para TV para um Festival de Cinema. No dia que fizermos vinhetas assim pra TV por aqui e tivermos 100% de sinal verde de quem encomendou (como deveria ser sempre), é por que algo mudou... Acho que isso é realmente dar a visão do artista ao trabalho, isto é, confiar a ele para deixa-lo fazer da maneira que quiser. Afinal de contas - sempre penso eu - se nos chamam para fazer um trabalho, deveriam confiar na maneira como o conduzimos. Senão, para quê nos chamar?
Detalhe para a maneira como as cartelas dos patrocinadores foram dispostas, além da duração das mesmas. É Jeff, tem que me ensinar essas manhas aí cara! :P

50th ANN ARBOR FILM FESTIVAL TV spot; 30 from jeff scher on Vimeo.

E legal também que a inquietação artística dele não fica só na animação... gosto muito dos seus experimentos em vídeo ao vivo (ou live-action), que embora não sejam feitos frame a frame, como a definição de animação diz, são marcados pela manipulação intensa das imagens, criatividade na montagem e grande poder visual do resultado final - características típicas dos grandes filmes animados.

Summer Sketches from jeff scher on Vimeo.

Palm Reading from jeff scher on Vimeo.

Para quem se interessar então, na página do Jeff no Vimeo tem mais alguns vídeos, e vale a pena ver o texto da descrição de cada um, em que ele conta um pouco da ideia e processos por trás de cada trabalho. Em frente Jeff! :D


Nenhum comentário: