terça-feira, 26 de julho de 2011

Anima Mundi 2011!


Chegando hoje do Anima Mundi 2011, no Rio de Janeiro. Foram nove dias maravilhosos, vivendo cinema de animação literalmente 24h por dia. Entre dezenas de filmes assistidos, dezenas de amigos reencontrados, dezenas de novos amigos feitos e centenas de outras pequenas surpresas pelo caminho, milhares de pensamentos, sensações, ideias e lembranças povoam minha cabeça neste exato momento. É difícil descrever a sensação após estar em um lugar onde ficamos tão à vontade; com certeza é uma experiência que ficará por toda a vida.


Entre os pontos altos, está o encontro que tive com David Daniels, o célebre (e ao mesmo tempo quase desconhecido) cineasta e animador estadunidense que criou a complexa técnica de animação Strata Cut, e que a demonstrou na Master Class que ministrou, assim como no Papo Animado, onde tirei a foto acima. Super carismático e agradável, me recebeu muito bem e conversamos por vários momentos do festival, trocando ideias e possibilidades animadas. Foi um grande prazer conhecê-lo; este episódio por si só já é pra mim um dos mais importantes que já vivi no campo do cinema de animação.

Foto de Quiá Rodrigues.

Entre os novos amigos animadores que conheci estão os grandes Pedro Ivo e Chico, filho e pai que acompanham o Anima Mundi desde sua primeira edição, em 1993. Figuras simpaticíssimas e acolhedoras que espero manter contato daqui pra frente sempre. Pessoas bacanas assim são o que fazem tudo valer a pena.

Enfim, muitas coisas bacanas pra dividir nas próximas postagens. Organizando aqui os materiais, e só o que se tem são novidades pela frente. E em frente! :)

2 comentários:

Pedro Ivo disse...

Poxa, valeu pela homenagem no post Diego! Mostrei pro meu pai e ele se emocionou também. Por isso que esse festival é tão bacana, esses encontros, novas amizades que fazemos é combustível pra arte!!
Abração!

Diego Akel disse...

O prazer foi meu Pedro! Você e seu pai são figuras únicas na animação brasileira, pode ter certeza! O contato com as pessoas é um dos melhores pontos do festival, se não for o mais legal e o mais importante, além do que realmente fica mesmo! Abração! :D