sábado, 22 de janeiro de 2011

VT animado: Série Depoimentos - Flávio Venturini



VT animado que fiz para a apresentação de Flávio Venturini aqui em Fortaleza na próxima terça, 25 de janeiro, dentro da Série Depoimentos. Foi um trabalho muito bacana e divertido de fazer, e com certeza está Série - na qual o artista não só faz o show como conversa abertamente com o público sobre sua carreira e trabalhos - chamará muita atenção no cenário musical nacional.



Embora o áudio do VT já tenha me sido entregue pronto, tentei nas imagens fazer algo diferente, de uma maneira mais solta e espontânea, o que acho que reflete o clima que a Série trará nas suas apresentações. A ideia inicial era fazer uma rotoscopia sobre vídeos do artista, mas isso tomaria um bom tempo, então optamos (eu e a sempre querida Francimone Campos, co-produtora do VT e assistente) por trabalhar com fotos, que mostrariam diversas fases de Flávio na sua carreira. A partir daí, utilizando a boa (e indomável) técnica da pintura-no-tempo, optei por usar giz de pastel à óleo, canetas hidrográficas e lápis de cor apenas, pintando sobre impressões das fotografias. No espaço da Destra Design, improvisei uma truca entre livros de design e de referências na estante de vidro (que daria um multiplano perfeito! :P), contando ainda com duas luminárias daqui de casa como refletores e logo começamos a produção. Prazo: cerca de três dias.


Utilizamos no fim das contas seis fotografias de Flávio, animando diretamente sobre elas com os materiais e fotografando quadro-a-quadro as modificações realizadas. Os estudos sobre Fotografia que tenho feito (ou tentado fazer) têm se mostrado muito úteis, sobretudo após zerar as configurações automáticas da câmera e conseguir manualmente regular tudo para obter o melhor resultado possível nas condições que tínhamos, e assim, se tudo desse certo, ter um resultado tecnicamente melhor do que em trabalhos anteriores, pois já tinha agora mais controle sobre o processo técnico em si - ou pelo menos esperava eu. Após feitas as fotos e fazer as correções de cor necessárias, editei o material sincronizando com o áudio e... estava pronto. :)






Muitas ideias ainda ficaram para os próximos VT's da Série, então mal posso esperar para colocar a mão na massa novamente! Em frente :D

E abaixo, mais algumas fotos do processo de produção, feitas por Francimone Campos e por mim.







8 comentários:

#caufeitoamão disse...

Parabéns Akel, ficou perfeito!!!
Eu que adoro tudo que é feito a mão,
a ideia ficou muito especial!

Diego Akel disse...

Cláudia, obrigado moça! Cada vez mais percebo e me sinto melhor com a relação direta com o material; o fazer à mão o máximo ao pé da letra. Vamos em frente! :)

dedê oliveira disse...

brilhante. :)

Anônimo disse...

Putz muito bom! ficou massa o estúdio improvisado!

J. Cambé disse...

eu sei o trabalho que isso dá! rs...

Diego Akel disse...

É isso aí Cambé! E obrigado, Dedê e amigo anônimo :)

Cristiano Alves disse...

Muito bom, Akel. Gostei da truca improvisada. E 3 dias para execução de todo o projeto? Isso é que é ser ninja. :)

Diego Akel disse...

Que bom que gostou Cristiano, obrigado pelo comentário cara! :) Abração.