sexta-feira, 10 de setembro de 2010

MUMIA 8: Lá vamos nós! :D


Logo mais estarei de partida pra Belo Horizonte - à convite de Sávio Leite, diretor do MUMIA - Mostra Udigrudi Mundial de Animação -, integrarei a banca do Júri Internacional da mostra. Fiquei sem palavras quando recebi o convite - é a primeira vez que integro um júri, e além da responsabilidade sinto-me muito honrado em ter esta oportunidade, que com certeza é algo que não acontece todo dia :)

Sempre quis conhecer Minas, terra de tanta cultura, história e atrações bacanas - sem falar claro nas delícias gastronômicas - e também com tantos talentos na animação, como o colega Sávio e a querida Cris Fariah (cujo blog é muito bacana, vale mais do que uma visita). Já consigo sentir o clima daqui :D

O Sávio é um destes caras que luta mesmo pelo que ama. Tem um profundo conhecimento de cinema, uma empolgação realmente sincera por esta arte. Ele conhece realizadores e festivais por todo o mundo, e a visão dele sobre cinema de animação é algo que realmente pouca gente por aí tem. E ele ainda tira tempo - não sei de onde - pra fazer seus próprios curtas autorais, inclusive premiadíssimos no Brasil e pelo mundo afora. Tive a oportunidade de conhecê-lo ano passado, e é de fato uma figura ímpar no cenário brasileiro de animação.

E esse espírito apaixonado do diretor é o que faz a alma do MUMIA. Com certeza um festival é a cara de seus idealizadores, e neste caso esta colocação se faz mais do que adequada: o MUMIA é uma mostra livre, onde não há seleção de trabalhos; todos têm seu espaço para ser vistos e verem trabalhos de toda parte, feitos de todas as formas imagináveis. Desde 2006 participo enviando meus filmes e sempre fico com água na boca quando recebo o catálogo com os filmes e mostras que houveram. Mal posso esperar pra conferir ao vivo.

Também nesta edição participarei com um filme - claro, na mostra nacional, que tem outro júri :P - : o Maria da Glória, na sua versão original. E tenho ainda a honra de ter no júri juntamente comigo os colegas e amigos Marão e Fábio Yamaji. No blog do MUMIA sempre tem novidades da mostra, assim como na sua versão internacional. É isso, malas quase prontas, aquela pequena-grande ansiedade clássica pré-viagem (que logo passa) e vamos nessa! :D

2 comentários:

Dyego Crisóstomo disse...

e ai diegão como tu ta cara?
tudo bem?
um forte abraço ai pra ti

Mateus disse...

Valeu Diego, bacana o seu blog;
O Jonas é um grande amigo e a gente trabalha junto em alguns projetos também;

Abração;