terça-feira, 17 de agosto de 2010

Grande referência: Len Lye

Escultor, pintor, animador e cineasta, o inglês Len Lye é sem dúvida mas das minhas maiores referências. Um dos precursores na técnica da animação direto na película (que um dia quero experimentar), seus filmes são de grande força e vigor. Nunca me canso de vê-los, e faz algumas semanas encontrei no Youtube algumas versões em altíssima qualidade de dois de seus filmes;





Considerando que são filmes de mais de setenta anos atrás, estas cópias brilham com cores que eu ainda não conhecia (para se ter uma ideia era esta a versão de Rainbow Dance que até há bem pouco tempo eu conhecia e me maravilhava...). Uma das coisas que mais me impressiona é o ritmo perfeito dos seus filmes; a escolha de imagens, a música, o ritmo, a sincronia então... é algo mágico realmente. Seus filmes pulsam uma vida que realmente me fazem ver que é esse o caminho, é isso que procuro. E de um tempinho pra cá muito tem me interessado criar em cima de imagens reais - especificamente de pessoas - e nisso o mestre Len Lye foi um percusor, sendo um dos primeiros a trabalhar com a técnica da rotoscopia. Hoje pra mim é esse de fato o ponto, o que quero explorar, a distorção sobre imagens humanas, e estes filmes são centrais nisso. Puxa, um dia quero fazer trabalhos tão expressivos quanto estes. Em frente :)

Nenhum comentário: