quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Anima Mundi 2010 (VI): Sinna Mann e impressões em 35mm


Sinna Mann from Visuelt.org on Vimeo.


Sinna Mann, ou Angry Man foi um dos trabalhos de animação mais marcantes que já vi, e com certeza um dos pontos altos desta edição do Anima Mundi. O tema profundo e de difícil abordagem - a violência doméstica - foi genialmente tratado, e o resultado é realmente assustador, como esse trechinho já mostra. Tecnicamente é impecável - recortes belamente animados, com leveza e vigor ao mesmo tempo. Pra completar, a cópia que assisti era em 35mm, o que deu outro brilho ao espetáculo.

Isso foi por sinal umas das coisas que muito me marcou lá: a qualidade real de um trabalho finalizado em 35mm. Assisti trabalhos que normalmente nunca veríamos desta forma, a não ser realmente em um festival internacional. A qualidade das exibições em vídeo estava boa, mas até que as exibições em Full HD se tornem comuns, uma exibição em 35mm bem realizada é algo que realmente impressiona. Pode parecer bobo falando assim, mas você consegue ver claramente a textura dos trabalhos, a precisão de traços, as sutilezas da animação. Nas sessões de cinema normais por aí só vemos animação na forma de coisas em 2D tradicional e em 3D digital que já nos habituamos, mas trabalhos mais experimentais têm outra sensação. Se antes eu já pensava em finalizar meus trabalhos em película agora então é quase um objetivo pros próximos. Claro, é uma coisa que eu sinto que tenho que passar, mas não necessariamente é o fim em si - com a popularização dos formatos digitais, exibições em altíssimas resoluções logo devem ser próximas de uma em 35mm, mas o ponto é que ver tanta qualidade na tela em nossos filmes é algo que sempre buscamos, depois de tanto trabalho para realizá-los. E vamos em frente :D

Meu irmão Denis Akel, que também esteve lá comigo está fazendo ótimos registros sobre o que vimos no festival, no seu blog Diálogos Visuais. Vale uma visita, ou melhor, várias! :D

Nenhum comentário: