domingo, 20 de junho de 2010

Referência: Joan Gratz

Autora de alguns dos curtas de animação mais impressionantes que já vi, Joan Gratz é sem dúvida nenhuma uma das minhas principais referências. Utilizando a técnica da Pintura no Tempo realizada com massa de modelar, ela consegue aliar perfeitamente a técnica apurada com uma visão artística madura, sofisticada e sensível. Um dos seus grandes e melhores trabalhos é Mona Lisa Descending a Staircase:

Já vi este curta dezenas e dezenas de vezes mas sempre encontro coisas novas: partes de transições que não tinha visto, fusões que não tinha percebido e outras coisinhas que vou aos poucos enxergando e tentando absorver. Anos atrás, quando o vi pela primeira vez fiquei abismado e não acreditava que um ser humano pudesse criar algo assim. Hoje não, com a experiência adquirida já posso ver que é vagamente possível que alguém possa mesmo ter criado algo do tipo :P Achei inclusive esta pequena reportagem sobre o filme e a autora, quando da época de sua indicação ao Oscar (que se mostrou posteriormente uma vitória, ganhando a estatueta de melhor curta de animação de 1993):

Esta é a técnica que tenho me dedicado a aprender e desenvolver, e por algum motivo pouquíssimos animadores no mundo a usaram e/ou têm usado. A animação de metamorfose é uma das abordagens da animação mais antigas de que se tem notícia, e é a base da pintura no tempo. Com as tecnologias digitais de hoje é muito mais acessível realiza-la, e embora o trabalho de animação quadro a quadro sequencial que esta técnica de pintura animada exige seja complexo e muitas vezes até penoso, o resultado sempre surpreende e nos faz querer ir cada vez mais longe. O fato é que tenho estado cada diz mais apaixonado por esta forma de se fazer animação, e em breve devo postar mais algo sobre minhas pequenas experiências e descobertas pessoais neste campo :)

2 comentários:

Hugo Lins disse...

caraaacas.

impressionante. :OOOOO

Diego Akel disse...

Demais né cara?? :D