sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Um pouco de UPA

   Apesar de estar trabalhando ultimamente em uma linha semi-abstrata experimental, continuo fazendo meus pequenos desenhos figurativos, meus pequenos cartuns e quadrinhos cômicos. Nos trabalhos de ilustração comercial e institucional sempre posso dar vazão a esta vertente que, na verdade, foi a linha que me iniciou no desenho, desde que comecei a levar mais a sério os meus rabiscos. Até hoje acho que mesmo o trabalho mais experimental que eu fizer sempre carregará esta marca "cartum".
   Uma grande referência foi e ainda é o estúdio e produtora americana UPA - United Pictures of America, que durante sua existência, nos anos 50 e 60, se tornou praticamente uma escola, com seu estilo altamente estilizado e sofisticado. Muitos filmes de lá se tornaram referências obrigatórias para qualquer animador, entre ele o clássico Gerald McBoing-Boing.
   Então, posto aqui um trabalho institucional que comecei a fazer, e que me inspirei no clássico UPA para criar um personagem, um pequeno funcionário do governo que explicaria certas coisas em uma cartilha. No fim das contas o trabalho não aconteceu, ficando apenas estes estudos e um teste de como o personagem apareceria na versão final na cartilha, colorido e tudo. Vale observar as texturas reais, que eram muito usadas na animação nos anos 40 aos 60, e que dão um toque especial, contrastando com o desenho simples.


6 comentários:

Henrique Abreu disse...

Fala akel... muito bom, muito mesmo!
Um traço que não tenho e que acho formidável...

Se for o trabalho que tô pensando, uma pena, pois de fato você é uma ótima indicação.

Abração amigão!

vamos ver se um dia bolamos um projeto junto... idéias não faltam... ;)

Diego Akel disse...

Grande Henrique!!

Obrigado cara! Sim, com certeza vamos trabalhar juntos um dia desses! É só uma questão de tempo, pode apostar... :D

Pois é, este trabalho é do começo do ano, na verdade. Não rolou infelizmente, mas fica a referência pra trabalhos futuros :D

Abração!

Ana Valeska Maia disse...

Gostei do traço Diego!
Bjs.

Diego Akel disse...

Obrigado Ana! :)
Um abraço.

Otávio Rodrigues disse...

ótima referência.

Gosto das animações e ilustrações feitas por volta da década de 50 e 60. Legal dar uma olhada nos extras do filme Os Incríveis da Pixar, tem muita coisa nessa linha. Vale a pena conferir.

Abraço.

Diego Akel disse...

Grande Otávio!

Sim, os anos 50 e 60 são grandes fontes de referência, tanto pro design, quanto pra animação e tantas outras áreas... :)
Com certeza, os extras dos Incríveis é algo que sempre vejo e revejo; os designs do Teddy Newton em particular (e de toda a turma que o Brad Bird trouxe com ele) são fantásticos!

Abração cara!