Existem muitos materiais, e para cada estilo e técnica de animação pode-se utilizar um, vários, combinações entre eles ou mesmo outros materiais inimagináveis - me aterei aqui porém aos mais conhecidos, utilizados diretamente sobre papel.
Os exemplos abaixo foram feitos usando-se papel comum com gramatura 180g/cm3. Os originais de todos os desenhos têm medidas de 35 x 61mm, e foram escaneados a 400 dpi.
Lápis (HB a 9B)
Talvez o mais básico dos materiais, o lápis pode, além de servir para esboço, dar grandes efeitos e, associado a um uso inteligente de processos como o alto contraste (após digitalizar a imagem) pode ficar com um aspecto surreal e intensamente granulado - o que é muito desejável para um trabalho cinematográfico animado - a vibração em movimento dos grãos do material é algo procurado por muitos animadores.
(abaixo) - Utilizando lápis 2B
(abaixo) - Utilizando lápis 9B
Lápis de Cor
Também bastante simples, traz grande vivacidade aos desenhos. O lápis de cor tem textura por si só granulada, e ultimamente tem sido fabricado ainda mais poroso e macio - o que poderia ser o equivalente de cor à gramatura 6B do lápis comum. Existem até mesmo os modelos aquareláveis, que embora tenham custo elevado são mais macios e, adicionando um pincel previamente molhado, pode-se conseguir efeitos ainda mais impressionantes. Sem dúvida o lápis de cor é um material básico para todo bom animador.
(abaixo) - Traços totalmente cruzados
(abaixo) - Traços quase paralelos
Caneta Esferográfica
Considerada ordinária e talvez até impensável para se fazer imagens animadas de qualidade, a caneta esferográfica comum (sim, uma BIC qualquer de R$ 0,50) pode proporcionar grandes efeitos se utilizada com destreza; a variação no traço que ela especificamente proporciona (mais grosso se a utilizar com força e devagar e mais fino se se traçar rápida e suavemente) é difícil de se encontrar em outros materiais - o traço fino de uma caneta assim é uniforme, linear e muito mais fácil de se conseguir do que, por exemplo, com pincel; seu ponto forte é justamente a maciez do traço, devido à ponta esferográfica, que diminui o atrito com o papel. Simples, prática e barata, traz inúmeras possibilidades.
(abaixo) Dois estilos de traço com a caneta esferográfica
Caneta porosa
Traços rápidos e bem preenchidos são uma forte característica da caneta de ponta porosa. Tanto os tipos a base d´água como os demais são, porém, descartáveis - e dependendo do uso podem acabar bem rápido mesmo (muito mais do que uma esferográfica). São práticas e perfeitas para várias situações; desde desenhos bem acabados até trabalhos para ontem (que tem que ser feitos mesmo muito rapidamente) elas dão conta do recado. A melhor e mais conhecida é a popular Uni Pin, da Mitsubishi Pencil Co., que tem uma ótima ponta (nem muito dura nem muito mole) e não borra com água; o original feito com ela (dependendo das condições) dura muito bem com o passar dos anos. Outra boa opção é a também popular caneta para retroprojetor - que hoje é mais conhecida como marcador para CD e DVD. O traço é grosso e indelével, assim como rápido e macio.Geralmente a tinta atravessa o papel comum, quando se traça várias vezes numa mesma área (acumulando tinta), mas para um preenchimento rápido de preto é a melhor opção.
(abaixo) Personagem central feito com Uni-Pin ponta 0.2 mm; círculos e linhas
Tinta Nanquim
A tradicional tinta nanquim é um dos materias mais conhecidos para desenho e se mantém no topo no sentido de praticidade, resultado e durabilidade. É de fácil manuseio (já vem pronta para o uso, dispensando diluição), tem excelentes resultados (tanto em canetas técnicas ou pincel) e o trabalho feito com ela pode durar, mesmo mal acondicionado, muitos e muitos anos - o preto profundo se mantém fiel e indelével com o passar do tempo, mesmo passando por mofo, sujeira, poeira e ação de ressecamento. A melhor forma de se utilizar o nanquim é com um pincel, que pode ser mais grosso, mais fino ou incrivelmente fino - o que requer, neste último, muita destreza. A prática com o pincel para estes trabalhos muito precisos porém, leva vários anos para se masterizar, necessitando muito treino, disciplina e controle, mas uma vez conseguido, tem resultados espetaculares. De qualquer forma, independente do treino, um bom artista pode realizar excelentes trabalhos com nanquim, e nas imagens de um curta animado fazer visuais fluidos e impactantes.
(abaixo) Desenhos feitos com tinta nanquim, antes de retoque de alto contraste digital
Tinta Acrílica
Bastante utilizada em telas de pintura e em trabalhos diversos de tamanho médios a grandes, a tinta acrílica também pode ser usada em papel com interessantes resultados. Ao contrário de outras tintas (como a aquarela), a tinta acrílica não permite uma variação de cor homogêna na hora em que é aplicada, mas deve ser misturada antes da aplicação. Deve ser, inicialmente, dilúida em água, e a criação de novas cores devem ser feita com atenção, sempre se misturando bem as tintas. Uma vez diluída, misturada (se for o caso) e homogênea, a tinta está pronta para o uso em papel. O resultado da pintura é bem interessante, e com algumas camadas de tinta sobrepostas numa mesma área pode-se conseguir um preenchimento profundo praticamente perfeito. É relativamente mais cara que outras tintas, mas durável; um pote tradicional de 250ml de tinta concentrada pode durar alguns anos, com utilização ocasional.
(abaixo) - Fundo amarelo com duas camadas de tinta + pinceladas azuis
(abaixo) - Fundo azul com quatro camadas de tinta + pinceladas amarelas
Tinta Aquarela
A própria natureza da aquarela sugere trabalhos mais soltos e suaves, ainda que imprevisíveis e arriscados - mas no bom sentido. O fato de a tinta ter que se misturar com água para ser comumente utilizada faz com que cada pincelada seja diferente da outra, e dependendo da quantidade de tinta, de água, do papel e da velocidade das pinceladas o resultado é totalmente diferente. A própria textura da aquarela faz com que se dissolva no papel, ao ser aplicada, aí surgindo um suave degradê. É difícil, logo, saber exatamente como a tinta irá "reagir" no papel; o artista que empregar está técnica deverá então estar extremamente aberto às possibilidades oferecidas pelo material e condições de trabalho. A mistura de cores é algo bem prórpiro da aquarela - uma vez no papel, as cores sobrepostas resultam em outros tons ou mesmo outras cores, e pode-se assim criar belíssimas imagens, realistas ou não. Uma possibilidade interessante: após a digitalização, na edição das imagens, pode-se utilizar uma pequena fusão (fade) entre os frames, conseguindo-se um efeito extremamente surreal, elevando esta técnica ao topo, se se deseja causar sensações etéreas, leves e de suavidade.
01(abaixo) - Aquarela com amarelo, laranja, laranja-escuro, vermelho, vermelho escuro
Cola Colorida
Material relegado a último plano, que só é mencionado e lembrado nas listas de material infantil de colégio. Extremamente versátil, barata e prática, a cola colorida é fácil de aplicar, seca relativamente rápido e os efeitos que pode trazer ao trabalho são únicos dela - as pequenas e perfeitas bolas de tinta que se acumulam e as marcas do próprio bico de aplicação, quando é arrastado sobre o papel, e junto com a tinta, deixam marcas semelhantes a "pinceladas"; a própria sobreposição das tintas é interessante; ora se mantém estáveis ora se misturam, o que dá efeitos muito curiosos. Tudo isso se deve à própria consistência da tinta, espessa e viscosa - mas maleável o suficiente para se permitir trabalhar tranqüilamente. Certamente um material muito interessante para se fazer algo diferente.
(abaixo) - Pastel Oleoso normal
(abaixo) - Pastel Oleoso + esfuminho (no espaço e no anel do planeta)
Carvão
(abaixo) - Traços à carvão comum para desenho, borrado levemente com o dedo
É importante considerar que a variação de tipo, gramatura, revestimento e rugosidade do papel muda consideravelmente o resultado da ação dos materiais - especialmente em técnicas como lápis, aquarela, pastel, giz e carvão - utilizar um papel grosso e rugoso difere enormemente de se fazer o mesmo desenho sobre papel comum.
4 comentários:
Diego, riquíssimas essas informações! As vezes não nos damos conta que matérias tão simples possam resultar em efeitos tão belos. Mas é isso, as coisas mais belas são as mais simples, né? Obrigada por dividir! É um grande artista! :)
Puxa Fran, obrigado! Fico feliz que este material esteja sendo de utilidade! Sempre é um prazer dividir idéias, ainda mais com pessoas talentosas como você ;)
Eu é que agradeço, obrigado de coração.
Oi Akel,
Bom dia!
Cara, parabéns pelo Blog: muito organizado, um ótimo conteúdo, interessante, simplificado e objetivo que segura a atenção do leitor.
Já está "favoritado".
Desejo-lhe muito sucesso na sua carreira. Tô na torcida!
Grande abraço,
Até mais tarde!
Luciano Mac
Obrigado Luciano! Que bom que está gostando! Sempre estarei postando muitas coisas por aqui :)
Valeu pela torcida amigo, e o desejo é recíproco!
Até logo mais!
Grande abraço!
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