quarta-feira, 17 de agosto de 2016

Goiás!



Após uma viagem intensa noite adentro, desembarquei em Goiânia. Vir nestes aviões menores das companhias aéreas dá a sensação de chegar quase num monomotor, ainda mais contemplando a geografia única do centro-oeste.


Do aeroporto fui recebido e, junto com outros realizadores, fomos em um ônibus do festival para a cidade de Goiás, numa viagem de pouco mais de três horas. Vinham pessoas da equipe do evento, diretores de curtas e longas e produtores, tanto brasileiros como estrangeiros. Já começa aquele clima bacana de festival, com tanta gente diferente mas ao mesmo tempo, de certa forma, todos falando a mesma língua.



Mal chegamos é uma chuva bem pesada caiu, com trovões e raios, o que vejo como um sinal de boa sorte, pois junto com a chuva veio um friozinho ótimo (o que sempre é uma coisa boa para um cearense calorento como eu).


E aconteceu a abertura do festival, na foto acima; depois ainda muita gente chegou e lotou o espaço do "Cinemão", montado na UFG. Confesso que o cansaço me bateu pesado - não tinha dormido a noite anterior, durante a viagem - e voltei pra descansar antes do fim da cerimônia, pois a oficina começaria no outro dia cedo.


E começa a oficina! A proposta é trabalhar a animação numa abordagem bem livre e solta, saindo de formatos mais pré-estabelecidos e criar espontaneamente, improvisando e incorporando o que surgir.


Neste primeiro dia trabalhamos em animação 2D sobre papel, num processo e abordagem similar à técnica do direto na película, embora criando em tiras de papel, mas num espírito similar à técnica clássica. Abaixo, a truca pronta para registrar os materiais dos alunos.



E foi isso! Depois das oficinas, eu e a querida amiga Rosana (que também ministra um oficina nos mesmos dias e horários que eu) tiramos o resto do dia pra descansar no hotel, sendo agraciados com um pôr-do-sol com direito a um sol enorme laranja, tucanos voando entre as árvores do cerrado e cores incríveis que só encontramos aqui. E vamos em frente :)


Nenhum comentário: