segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Referência - Joseph Pierce


Um dos filmes mais loucos que vi nos últimos tempos, The Pub, acima, é do animador inglês Joseph Pierce. Confesso que nada sei ainda sobre ele, além do incrível trabalho que tem, nessa mistura de rotoscopia e animação livre 2D louquíssima, mas já se torna uma referência. Conseguir retratar personalidade, estados de espíritos, fazer crítica social como neste trabalho, neste estilo tão forte e agressivo até, é incrível. Vi este trabalho em alguns festivais ano passado, e é difícil esquecer. Ele foi um dos premiados também no ANIMAGE 2012, e não é pra menos. Este com certeza deve ser um destes caras, animadores malucos como a gente, que encontramos por aí e com certeza dá pra trocar umas ideias bem legais.

The Pub from Joseph Pierce on Vimeo.

Ele disponibilizou o The Pub só há três dias atrás, e já não era sem tempo. Cada dia mais vejo mais gente de peso como ele colocando seus trabalhos online e dividindo com um público que não se compara a qualquer festival. Na verdade, vejo mais e mais que não vale ficar "escondendo" os trabalhos, não postando nada. Afinal, temos medo de quê? Tantos são os trabalhos - muitos deles obras primas - que chegam até nós assim, por que não compartilhar de volta com o resto do mundo um pouco do que recebemos? Ah, pra ser bem sincero, detesto esse negócio de ineditismo, de não colocar as coisas na net com "medo" de não entrar nos festivais, de não sei o que mais. Respeito os muitos colegas que assim preferem, mas, pra mim, sei que o meu caminho é esse: compartilhar trabalhos e dividir o pouco que sei com o máximo de pessoas possível, seja como for. É a sensação mais gratificante que se pode ter, acho eu. Melhor que prêmio, melhor que tapinha na costas, melhor que sorrisinho amarelo, é a sensação de que estamos fazendo algo de bom pra alguém, que o nosso trabalho pode ajudar a construir algo, que pode inspirar alguém a produzir, a criar, a fazer algo bacana. Esse é o melhor pagamento que posso imaginar receber.

O que era pra ser uma postagem sobre uma referência acabou virando (mais um) quase desabafo. Ah, paciência. Deu pra pegar o espírito, né? :)

Voltando ao Joseph Pierce, no canal dele no Vimeo tem mais coisas incríveis como os Stand Up e A Family Portrait:





E aqui neste link uma entrevista com o Joseph, que ainda não li também, mas que o farei já já.

E é isso, vamos em frente! ;)

Nenhum comentário: