sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Anima Mundi 2012: a homenagem surpresa

Anima Mundi 20 Anos - Homenagem dos Animadores Brasileiros from Diego Akel on Vimeo.

A vídeo acima foi o resultado de seis meses de trabalho de mais de quarenta animadores brasileiros, realizado no mais completo sigilo e infiltrado secretamente nos arquivos de exibição do Anima Mundi, para ser exibido na cerimônia de abertura do festival no Rio. Tive a honra de ser um desses quarenta. Tudo foi feito para que a sua exibição então fosse uma total surpresa para os quatro diretores do festival. Contando um pouco da historinha de como essa ideia maluca e (talvez por isso) genial surgiu:

No fim do ano passado, Marão e Arnaldo Galvão, dois dos grandes animadores brasileiros tiveram essa ideia: fazer uma homenagem coletiva para comemorar os vinte anos do Anima Mundi, para ser exibida de surpresa na abertura da edição de 2012. Os dois então fizeram uma pequena curadoria, selecionando nomes que, segundo os critérios que estabeleceram, tiveram relevância na história do festival. Foram então convocados em torno de sessenta animadores, que após confirmações, chegamos a um número de cerca de quarenta. Havia nomes de diversas gerações, estilos e técnicas, de todo o Brasil. A missão era insólita: cada um deveria criar uma animação de três segundos, que ao serem montadas, iriam resultar num filme de uns dois minutos. Todos vibraram com a ideia e se empolgaram para criar seus segmentos. Seguiram-se meses de planejamento, pequenas parcerias (dois animadores poderiam fazer juntos seis segundos, três animadores, nove, e por aí vai) e muitas questões a serem resolvidas. O mais legal de observar, ainda mais agora, olhando a homenagem pronta, é ver esses personagens e momentos tão ímpares da animação brasileira retratados num único vídeo. Cada um retratou seus personagens  - muitos nascidos, exibidos e premiados no festival - ou algo que considerou importante pra homenagem, e o resultado ficou realmente muito impressionante. Quanto mais você conhece da produção nacional mais aproveita do vídeo. Há incontáveis referências, fazendo estes talvez os dois minutos mais ricos do festival.

Mas o melhor de tudo foi a reação dos diretores. Eu mesmo produzia meu trechinho pensando o tempo inteiro (e rindo sozinho, diga-se de passagem) imaginando a cara deles quando vissem. Infelizmente não pude estar presente no dia, mas os amigos que estiveram contaram que, na cerimônia de abertura, Marão subiu ao palco, tomou de assalto o microfone do apresentador e, sob os olhares atônitos dos quatro diretores (segundo o próprio Marão, "uma mistura de surpresa, indignação e receio"), ele anunciou que seria exibida uma homenagem surpresa feita por quarenta animadores brasileiros. Então apagaram-se as luzes e - graças ao Bernardo Mendes, nosso agente duplo que infiltrou a homenagem no HD de exibição guardado às setes chaves - o vídeo foi exibido. Consta que o trecho final da música nem foi escutado, tamanha a vibração de palmas e gritos de todas os 700 convidados presentes que lotavam a sessão. Após isso, os quatro diretores subiram para falar, visivelmente emocionados. Um deles, César Coelho, nem conseguiu terminar a sua fala, de tanta emoção. Até o fim dos festival - Rio e São Paulo - a homenagem foi exibida nas aberturas e encerramentos e em outros momentos, e os diretores sempre nos agradeciam pessoalmente por ela. Como diria um amigo meu, foi "uma surpresa e tanto". E foi mesmo.

Sobre a minha participação, tive a honra de fazer então o que veio a se tornar o segmento final (o número 20 girando surgindo dentro de um bloco de massa), juntamente com meu amigo e animador Josimário Façanha. Escolhi a técnica do Strata Cut - que ainda falarei em detalhes aqui no blog. A escolha foi feita porque, resumindo, foi graças ao festival tive contato direto com o criador da técnica, o norte-americano David Daniels, no Anima Mundi do ano passado. O festival me proporcionou este que foi um gratificante encontro (eu e David ficamos amigos e nos falamos até hoje), então nada mais justo do que retribuir criando um trechinho na técnica. Fizemos o melhor que conseguimos. Breve postarei um vídeo dos bastidores do meu segmento e esmiuçarei o processo de criação. E vamos em frente! :)




Nenhum comentário: