quinta-feira, 17 de maio de 2012

MUMIA 10 - Vinheta: Call for Entries 2012



Vinheta recém-finalizada para a décima edição do MUMIA - Mostra Udigrudi Mundial de Animação. Fui convidado pelo criador e diretor do MUMIA, Sávio Leite, para criar a identidade visual do evento deste ano, e propus fazermos também algumas vinhetas. A primeira então é esta, a chamada para inscrições internacional. Foi um trabalho sensacional de fazer. Livre, solto, espontâneo, incorporando literalmente tudo o que aparecesse no caminho - de objetos a ideias, imprevistos e até - e principalmente - o que se poderia considerar como erros. O resultado me agradou muito, e só reforça aquilo que eu já acreditava: que temos que fazer aquilo que gostamos, da maneira que queremos e não ter medo de nada. Ser sincero no que fazemos, fazer de coração. Incorporar tudo, de todo lugar.

Essenciais para este trabalho - sem os quais ele jamais teria ficado como ficou, se é que teria existido - foram as contribuições de Josimário Façanha - mais do que um assistente, uma mão amiga que está atenta a tudo e traz excelentes ideias a qualquer projeto que seja - e de Denis Akel, meu querido irmão que na sua calma literária deu o pontapé inicial para que eu pudesse criar o som. E ainda, claro, agradecimentos especiais também ao Núcleo de Cinema de Animação Casa Amarela Eusélio Oliveira, que cedeu o espaço para que pudéssemos, mais uma vez, enlouquecer animando todos estes objetos por dias. A estrutura incrível da Sala da Truca foi determinante.

Breve posto mais sobre os bastidores deste trabalho super divertido de realizar. Vamos em frente! :)


4 comentários:

Fran disse...

Lindo!!! Parabéns Didi!

Diego Akel disse...

Obrigado demais Franzinha! :D

Unknown disse...

Diego, estava pesquisando sobre animação experimental e conheci teu blog.

Adorei o teu trabalho e em especial esta vinheta e mais ainda a tua crença:

"(...) temos que fazer aquilo que gostamos, da maneira que queremos e não ter medo de nada. Ser sincero no que fazemos, fazer de coração. Incorporar tudo, de todo lugar."

É exatamente no que eu acredito!

Desenvolvo uma oficina de animação - Arte Digital Marcirio - em uma escola pública de Ensino Fundamental de Porto Alegre - RS.

Vou apresentar para os alunos o teu trabalho.

Seria uma honra para nós se você visitasse o nosso blog:

http://www.um.pro.br/wordpress/

Um abraço,
Claudia Uchoa

Diego Akel disse...

Olá Claudia, muito obrigado pelo seu comentário!

É através destes contatos que vemos o nosso trabalho se conectar a outras pessoas que pensam semelhante ou de alguma forma se identificam com o que fazemos, e assim vemos que estamos de fato no caminho certo.

Muito bacana o seu trabalho e o registro de tudo no blog, parabéns e força em frente!

Abraço,
Diego.