quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Dia Internacional da Animação + Obrigado!



     E ontem, 28 de outubro, encerrou-se a Semana da Animação. Este também foi o Dia Internacional da Animação, que foi comemorado em todo o mundo. Aqui em Fortaleza, um público de animadores, artistas e entusiastas lotaram o Cine Benjamin Abrahão, na Casa Amarela Eusélio Oliveira, para comemorar a data. Foram quase 200 pessoas que assistiram a duas horas de programação, aplaudindo calorosamente a cada filme que se encerrava. Os 21 filmes exibidos mostraram um panorama da produção contemporânea nacional e mundial, com filmes de diversos estilos, técnicas e temáticas.
    Como coordenador da Semana, gostaria de registrar meu agradecimento aos nossos parceiros, sem os quais não teria sido possível realizar a Semana da Animação. Obrigado:

    Ao NUCA - Núcleo de Cinema de Animação Casa Amarela Eusélio Oliveira, que atuou desde a geração do evento, realizando a sua produção de forma precisa e criativa. Obrigado a Telmo Carvalho (que tornou possível especialmente a Mostra Super Ceará, contatando todos os cineastas e garimpando os filmes em super 8) e a Mariana Medina, Josimário Façanha, Maxwell Duarte, Francisco Káleo e Carolinne Vieira.

     À Caramelo Comunicação - particularmente à Karol Ximenes e a Diego Benevides, que se dedicaram de coração ao evento, conseguindo fazer a Semana ser divulgada além das expectativas.

     À Destra Design, que desenvolveu todo o material gráfico da Semana e deu ao evento uma dimensão única. Obrigado em particular à designer Francimone Campos, que dedicou seu tempo e coração neste projeto.

     À Prefeitura de Fortaleza, que cedeu o espaço da Vila das Artes para a realização do evento. Obrigado a Silvia Bessa, pela carinhosa acolhida deste o início, e aos esforços de Kátia, Andria, Alyne, Ruth, Daniele, Virna e a toda a equipe da Vila que estava presente no dia a dia do evento.

     À Casa Amarela Eusélio oliveira, que cedeu gentilmente o espaço do Cinema Benjamin Abrahão para a realização do evento.

     Aos nossos apoiadores: obrigado à Gráfica LCR, pela impressão de todo o material gráfico; à Paulo Amoreira e à equipe da Gibiteca Municipal de Fortaleza, juntamente com a equipe da Biblioteca Dolor Barreira, pelo convite que me fizeram para o bate-papo do dia 24; à Henrique Abreu, que contribuiu com uma divulgação especial em seus canais na internet, em particular no blog DiTudU; à Felipe Fox e Karla Saraiva do mOnstrengOs, pela larga divulgação junto a seus canais; à Maíra Suspiro da Saraiva MegaStore, que apoiou a Mostra Infantil; à Cláudio Martins da Art&Cia; e à Wendel Medeiros pela larga divulgação em seus canais.

   Obrigado também aos parceiros e apoiadores que cederam artigos e produtos para o sorteio realizado no dia 28.

       Agradeço ainda aos realizadores que gentilmente cederam seus filmes para a Mostra "Super Ceará": José Rodrigues Neto, Firmino Holanda, Tiano Saraiva e Leontino Eugênio, além de agradecer em particular a José Rodrigues Neto pela sua presença no bate-papo da noite de abertura.

     Obrigado aos artistas convidados para os Bate-Papos Animados, que compareceram de coração aberto: Marcos Zartur, Diego José, Márcio Ramos, Daniel Lima, Júlia Manta, J. Cambé, Felipe Fox, Fernando Santos, Thiago Oliveira e Onofre Júnior.

    Obrigado a todos da ACCA - Associação Cearense de Cinema de Animação, que desde o início deram inúmeras sugestões e ideias que porventura se tornaram a base do evento.

     E um agradecimento especial a todos que compareceram no evento e que somaram tanto a tudo o que foi realizado. Sem um público tão fiel, interessado e apoiador o evento com certeza não teria sido o que foi. Obrigado então a você, que nos acompanhou em todos estes dias, que transcorreram com grande alegria e empolgação, mostrando a força do cinema de animação.

    Se você estava conosco, viu como foi enriquecedor; se não pôde ir, fique tranquilo que em breve teremos mais atividades. Está a caminho um cineclube que só exibirá filmes de animação, e aguardem em 2010 a II Semana da Animação, que já sendo pensada :)

   Acompanhe atualizações retrospectivas do que aconteceu na Semana em www.animacaonuca.blogspot.com :)

Um comentário:

Raphael Quetelle disse...

Olá, pessoal! Quero parabenizá-los pelo sucesso que foi a Semana da Animação. Estive presente em quase todas as palestras e garanto que foram excelentes, ricas de conteúdo e serviram para mostrar o quanto temos de talento, criatividade e profissionalismo no mundo da animação no Ceará! Espero que a participação só aumente nos próximos anos. E estou bastante ansioso pelo Cine Clube de Animação! Parabéns!