quinta-feira, 3 de abril de 2008

Esboços Conceituais - do bloquinho ao filme

Bom, postando alguns esboços conceituais de alguns trabalhos que fiz: a vinheta da 4a. Semana de Design Fanor e o curta "Epiléptico-Mídia".

Primeiramente, antes da vinheta: tive a oportunidade de estar presente durante as reuniões que definiriam o símbolo da Semana de Design da Fanor do ano passado, e então ajudei a esboçar aquilo que se definiu pelo símbolo: o olho em expansão.

Depois de definido, comecei a pensar na vinheta animada. A idéia inicial seria fazê-la se transformar em vários outros símbolos que representassem áreas do design (gráfico, produto, moda, automobilístico, embalagem etc), mas sem perder a unidade. Procurei então movimentar o símbolo, girá-lo, alongá-lo, distorcê-lo, enfim, extrapolar as possibilidades de visualizá-lo em movimento. Isso, por sinal, por motivo das correrias nossas de cada dia, acabou sendo feito no meu eterno, velho e bom bloquinho, no ônibus.



Depois, em casa, com mais tempo, desenhei outras possibilidades, com o traço mais acabado e imaginando de forma mais precisa o movimento do olho.



É interessante ressaltar, porém, que estes desenhos mais acabados só foram possíveis graças aos esboços mal acabados feitos no ônibus - há muito percebo que os desenhos feitos muito rápido, em situações inesperadas, sem condições adequadas e sem se esperar muito deles sempre funcionam muito bem. Ou pelo menos captam de forma única aquele seu momento de inspiração que apareceu ali do nada; no fim das contas, é isso o que salva sua pele quando seu prazo está quase no fim e as suas idéias insistem em não aparecer :)

Depois de alguns dias de trabalho, a vinheta estava pronta. Em breve postarei alguns desenhos dos frames propriamente ditos, mas por hora posto a vinheta em si - lembrando que ela não tem som, e foi feita para passar em loop no telão do auditório, entre as palestras.



Agora, os esboços que deram origem ao meu curta "Epiléptico-Mídia". Tenho muito carinho por estes rabiscos - embora um pouco ininteligíveis e aparentemente sem nexo, ainda tem várias das imagens e idéias que no fim das contas deram a cara do vídeo. Além do mais, lembro que foram feitos em condições ainda mais extremas - espremido em um ônibus lotado, no lado do sol, numa viagem eterna pra chegar a uma aula, em um calor quase insuportável e para piorar (se é que ainda é possível) ouvindo um forró estridente (os motoristas de ônibus, por algum motivo, gostam de torturar os passageiros com estes artifícios...):



Bom, por enquanto é isso! Em breve, mais detalhes das produções e novidades. :D

2 comentários:

Maia disse...

Bacana, Akel.
Apesar de só poder ler agora, em cima da bucha. Legal os posts no blog pra complementar a oficina!

Diego Akel disse...

Que bom que tem gostado Maia! Sempre estarei postando coisas para mostrar melhor como funciona o processo de criação e realização :)
Abraço!