domingo, 24 de novembro de 2013

Entrevista de rádio - Programa Sem Fronteiras: Plural pela Paz




Entrevista que teve como convidados eu, Levi Magalhães e Júlia Pimenta, para a Rádio Universitária da Universidade Federal do Ceará, por ocasião da comemoração do Dia Internacional da Animação. Levi e Júlia são responsáveis pelo CINUCA - Cineclube do Núcleo de Cinema de Animação da Casa Amarela Eusélio Oliveira. Na programa, discorremos os três sobre o cenário atual do cinema de animação local, nacional e internacional, nossas referências e influências... foi uma entrevista bem bacana, conduzida pelo apresentador Henrique Beltrão. Nesses momentos percebo o quanto o rádio é um meio tão interessante e por vezes deixado de lado, num mundo tão de imagens como hoje. Há algo muito interessante no 'apenas ouvir' algo, de nos atentarmos a um meio apenas, e o que podemos tirar disso.
Obrigado a Milla Medeiros pelo convite e oportunidade. Em frente! :)



Levi Magalhães, Henrique Beltrão, eu e Júlia Pimenta. Fotos de Milla Medeiros.

segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Vinheta - Festival UFC de Cultura 2013


Vinheta que realizei para o Festival UFC de Cultura 2013. A proposta foi trabalhar texturas, cores e o personagem feito para este ano, mostrando um pouco da diversidade de atrações trazidas pelo festival. As texturas e os títulos foram realizados separadamente e compostos na edição. A animação dos títulos entrando e saindo foi uma das coisas mais divertidas de fazer, e é uma das coisas que mais gosto de animar, pois cada letra e palavra pede um movimento e tempo diferente, que faz toda a diferença no todo. Abaixo, alguns estudos iniciais que fiz para a vinheta, juntos com algumas das pinturas de fundo, e mais ao final, uma amostra quadro a quadro da animação feita para o plano das atrações.

A música me foi entregue pronta, e é da autoria de Gabriel Yang.






sábado, 26 de outubro de 2013

VT "UDF - Redes Sociais"


VT produzido pela produtora Piloto, de São Paulo. Trabalhei nele fazendo a animação em rotoscopia de dois planos: o bolo crescendo, acima, e os penguins andando (este que aparece já na visualização, abaixo). No caso, fiz apenas a animação em PB; as cores e composição final foram feitos pela produtora. Foi um trabalho bem bacana de fazer e que envolveu muitos profissionais de talento, como a animadora Lígia Borba, que também me indicou e convidou para este trabalho. Obrigado Lígia! :)

UDF - Redes Sociais from Piloto on Vimeo.

segunda-feira, 23 de setembro de 2013

ANIMAGE 2012


Em setembro do ano passado estive presente no ANIMAGE - Festival Internacional de Animação de Pernambuco. O "ataque" foi por vários lados: dois filmes na competição de curtas metragem e ainda fui convidado pela diretora artística, curadora e grande amiga Nara Normande para ministrar a oficina de Animação em dispositivos móveis. Foram dias incríveis ao lado de muita gente bacana, talentosa e receptiva, como já dá pra sentir na foto de cima.



As minhas atividades começaram com a oficina. Esta foi a primeira vez que ministrei a oficina de Animação em dispositivos móveis, e a sensação durante e após a oficina foi umas das melhores que já senti, como ministrante. A oficina objetivou mostrar os caminhos do cinema de animação como de fato uma forma de arte livre e espontânea, e de como a novíssima abordagem de se animar em smartphones e tablets se liga diretamente a processos artesanais de se animar. A turma se empolgou e pegou rapidamente o espírito da coisa, tendo todos os alunos finalizado nossos quatro dias com excelentes resultados. A turma como um todo se condensou e chegamos ao final com um grupo de alunos muito interessado e dinâmico, que entrou de cabeça nos exercícios, realizando trabalhos incríveis: Mozart, Geraldo, Bruno, Felipe, Luiz, André e Patrick.






Sequência de imagens do Instagram por Geraldo Abílio

No final, juntamos os exercícios da minha oficina com os da oficina da Rosana Urbes (Ilustração e animação 2D) e a do italiano Andrea Martignoni (Sonoridades e trilha sonora no cinema de animação), e fizemos um vídeo coletivo, que montei e foi exibido no encerramento do Animage. Breve posto aqui :)

Entre os pontos mais legais dos festivais está a convivência com os realizadores. Além de animadores de todo o Brasil, haviam ainda da Argentina, Itália, França e Hungria. Como sempre gosto de pensar, tomar café da manhã, por exemplo, com estes amigos dividindo experiências riquíssimas não está nas programações do festival, mas no entanto é um dos pontos mais altos. Poder conviver com Nara Normande, Lilian Pimentel, Virgínia Ramos, Simone Lourenço, Maurício Nunes, Renata Claus, Jeorge Pereira, Tião, Rosana Urbes, Quiá Rodrigues, Jéssica Velazquez, Amir Admoni, P.C. Santiago, Juan Pablo Zaramella, Andrea Martignoni, Jean-Philippe Salvadori, Andrea Kiss e vários outros amigos, de toda parte, entre antigos e novos, foi uma honra e prazer, nestes dias de festival. Infelizmente não há como exprimir aqui todas as ideias trocadas, contatos feitos, agradáveis conversas a todo instante, mas o mais próximo que consigo chegar é que são como se fossem pequenos sonhos que se materializam de forma espontânea e natural, ao conversar com amigos que, assim como a gente, partilham dos mesmos ideiais, vibram com as mesmas coisas e são guiados pelas mesmas pequenas loucuras que nos fazem trilhar o caminho que escolhemos.

Eu entre os membros do júri internacional - o animador argentino Juan Pablo Zaramella e o músico e pesquisador de animação italiano Andrea Martignoni - durante um de nossos animados cafés da manhã :)


E um dos destaques do ANIMAGE é a seleção dos filmes, e este ano não foi diferente. Filmes do mundo inteiro, com as temáticas, técnicas, estilos e abordagens das mais variadas, loucas e inspiradoras. Infelizmente não consegui ver todos, mas vi muuuita coisa legal. A vinheta de abertura das mostras, com trechos de todos os filmes, já dá o tom da programação:



Estar com dois trabalhos lá - Maria da Glória e o Balada do Guarda-Roupa não teve preço, e significava estar entre os grandes ali, o que por si só já era um prêmio. Inclusive já deve ter sido meio que um sinal o Maria estar na sessão de abertura - a chamada "Sessão Expectativa", que assim como em outros festivais, tem alguns dos filmes que meio que são as "apostas" do festival. E aí, eis que o destino conspira a favor mais uma vez: o Maria da Glória foi premiado com o troféu de Menção Especial do Júri! Hahaha, acho que nunca esquecerei o quanto atrapalhado eu levantei quando meu nome foi chamado, e fui lá na frente receber das mãos do Andrea, do júri, o troféu! Foi uma cerimônia muito bacana. O amigo animador e realizador Amir Admoni também foi premiado, e fomos na verdade os únicos brasileiros premiados, entre tantos filmes incríveis e de toda parte que receberam troféus. Se estar presente ali já era um prêmio, imagine só receber de fato um prêmio.




E então ter o Maria da Glória premiado, ainda mais num festival como o ANIMAGE, representou muito pra mim. Este pequeno filme tem aberto muitas portas e possibilidades, e sobretudo tocado muitas pessoas, e é muito interessante mesmo como as coisas que você faz parecem lhe indicar o caminho a seguir. Vamos em frente!

As fotos são de Victor Jucá, Maíra Gamarra, Geraldo Abílio, Jéssica Velazquez e algumas minhas.

Para saber mais sobre o festival, vale visitar sua página oficial, e o seu flickr (de onde tirei as fotos oficiais).

E assim foi, pelo menos do meu ponto de vista, o ANIMAGE 2012. Obrigado a Nara Normande, Gutie, Renata Claus, Tião, Maria Helena, Simone Lourenço, Virgínia Ramos e a toda a equipe responsável pelo festival, por toda a acolhida, convivência e carinho durante aqueles dias fantásticos. O Animage pra mim já se solidifica como um dos grandes festivais brasileiros de animação, e ainda por cima acontece nesta terra maravilhosa, Pernambuco. E a postagem só não termina com mais tom de saudade porque nesse exato momento estou arrumando minhas malas para ir para a edição 2013, que está repleta de novidades que em breve compartilharei aqui. E vamos em frente! :D








quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Anima Mundi 2013: São Paulo

Há algumas semanas cheguei de São Paulo, onde tive a oportunidade de participar do Anima Mundi 2013. Este ano, por conta dos muitos trabalhos e projetos, perdi a edição do Rio e quase não fui de jeito nenhum pra nada, mas na última hora as coisas conspiraram a favor e consegui ir. Foi muito bacana.

Da esquerda pra direita: Pedro Eboli, eu, Gabriel Bitar, Lucas Fernandes, Fábio Yamaji, Thailiny Cruz, Giuliana Danza, Marão e Bianca Oliveira.

Embora tenha sido o ano que menos assisti às sessões e programações, o principal pra mim do festival foi mais do que alcançado: reencontrar os amigos animadores, conhecer outros, fazer contatos, conhecer um pouco mais da cidade (não necessariamente os roteiros turísticos) e sentir essa energia que só indo mesmo pra ver. Mas de tudo mesmo acho que são os encontros com as pessoas que fazem a magia da coisa. Desde os familiares e pessoas próximas que nos ajudam a realizar nossos sonhos (os pequenos e os grandes), até os amigos de toda parte que revemos e os que passamos a conhecer, é isso o que faz toda a diferença. Pra tudo.

E das poucas sessões que vi, a Panorama 8 DOC, que consta de documentários animados, foi a que mais gostei. Muita coisa bacana na possibilidade de misturar documentários e animação - histórias reais recontadas, áudios originais reinterpretados sobre a a ótica da animação e possibilidades tantas sendo exploradas. Quero em breve por meu dedo nessa mistura também. Por hora, abaixo uma seleção dos filmes, trailers e matérias sobre os trabalhos que vi nesta sessão, do que consegui encontrar na internet. E vamos em frente.







Les supercheries littéraires : comment créer un... por lemondefr



domingo, 1 de setembro de 2013

Referência: "Sabina"



Conheci este curta no site do National Film Board of Canada, isto é, pelo aplicativo pra smartphone da instituição (que por sinal recomendo totalmente), e achei incrível! Feito em 1991 pela realizadora Katherine Li, marca um tempo em que se fazer animação fluida assim quadro a quadro, de forma tão livre era algo que não intimidava tanto os animadores, hoje mal acostumados com tanta facilidade técnica. Em um tempo em que nem se imaginava certas mordomias, não se tinha opção a não ser ser louco o suficiente para encarar a coisa de frente, segurar o touro pelos chifres e animar da melhor maneira que se conseguisse. O resultado, quase necessariamente, saia incrível.
E então este filme, extremamente inspirador, reflexivo, forte e incrivelmente delicado, é um trabalho que se torna referência, pelo menos pra mim, de imediato. E também, mostra um cinema de animação feito por mulheres que tem esse toque feminino que faz toda a diferença.

                       


                     

                     

sábado, 29 de junho de 2013

Referência - Photograph of Jesus



A primeira vez que vi este filme foi no MUMIA - Mostra Udigrudi Mundial de Animação, em Belo Horizonte, na edição de 2010. Fiquei impressionado desde o primeiro momento, tanto pelo tom documental, pelas cômicas histórias retratadas e claro pela abordagem tão interessante da animação, que mistura recortes reais com digitais, stop motion, pixilation e todas essas imagens de arquivo da Hulton Collection / Getty Images, que patrocinaram (ou encomendaram, talvez) o filme. Muito bem realizado, um destes trabalhos que dá gosto de ver e inspira. E agora o reencontrei, nas buscas por referências para um projeto em andamento, que tem tudo a ver. E vamos em frente! :)

quinta-feira, 27 de junho de 2013

Referência: videoclipe "Jimmy's Gang"



Tudo neste trabalho é incrível. Desde o primeiro momento que meu irmão Denis me mostrou, fiquei impressionado. Música incrível do DJ austríaco Parov Stelar, animação sensacional e precisa e uma montagem muuuuito esperta. Tudo encaixa super bem, e é um destes poucos resultados em videoclipe hoje que tudo parece encaixar perfeitamente. Quase não dá pra saber quem veio primeiro, a música ou as imagens.

Em termos técnicos, a animação, que foi feita pelos talentosos animadores alemães Alexandra Kardinar e Volker Schlecht (quem compõe o estúdio Drushba Pankow) mostra de forma notória que foram utilizados relativamente poucos planos para um clipe de quase três minutos e meio, mas é justamente isso que dá o tom. As animações são belamente construídas, uma mistura de rotoscopias com animações livres em full animation, todas com traço bem solto e cores incríveis. Através da repetição destas animações riquíssimas - que não cansamos de ver repetidas - que ao mesmo tempo não se repetem pois sempre mudam a velocidade, cores, efeitos e a maneira como se relacionam no ritmo da música, temos um trabalho extremamente envolvente. Mesmo os ciclos de animação, que estão várias vezes "quebrados", isto é, sem uma continuidade precisa (o que seria um problema gravíssimo pra muitos animadores e trabalhos), aqui só adicionam ainda mais charme e personalidade ao conjunto. Como disse certa vez o cineasta francês François Truffaut, "Um filme respira pelos seus defeitos". Falou e disse.

E só pra fechar, enquanto escrevo esta postagem e pesquiso sobre os animadores, acabo de ver que na verdade esta animação já é a terceira versão em videoclipe; a primeira versão não está disponível online, mas a segunda, a qual a música foi feita especialmente para as imagens, está online no Vimeo do Drushba Pankow, e segue abaixo. Bacana ver que as animações do clipe acima na verdade eram então bem maiores, e neste vídeo estão em ainda melhor qualidade. Vale assistir. E vamos em frente :)




E vamos em frente!