E no ar, mais uma produção, o curta Fluxos! Segue abaixo :)
Em produção desde novembro do ano passado, quando cheguei super inspirado da oficina da animadora polonesa Izabela Plucinska no festival ANIMAGE, em Recife (postagem que devo fazer em breve!), o filme finalmente está pronto, e no ar. Me inspirei diretamente na abordagem da Izabela, que é animar massa num plano 2D, mas iluminado de forma a valorizar texturas e criar sombras mais alongadas. Arrumei meu estúdio de forma simples mas precisa pro que ir fazer - que começou, pra variar, apenas como um teste de fim de semana - e fui me empolgando com os resultados e seguindo em frente. Gastei exatamente dois quilos de massa de modelar - que era reaproveitada em todos os momentos - que custaram cerca de R$ 20,00 - tudo que gastei com o filme. Foram muitas e muitas madrugadas no processo, nestes quase sete meses de produção, que não foi contínua pois constantemente parava o processo para fazer outros trabalhos, ou mesmo como algumas vezes, quando a animação não fluia, e aí não adiantava forçar.
O filme reflete, acredito eu, o processo exato em que foi feito e, por que não, a maneira como vejo a vida, como uma série de ações que hora concluímos, hora não, que começam e se desfazem e se formam noutra coisa, ou se concluem, ou não, ou mudam completamente de direção, ou cessam antes de existir... diversos ciclos que se iniciam uns sobre os outros de forma vertiginosa sem muitas vezes nos dar tempo pra pensar muito, e talvez nem devamos mesmo, mas apenas seguir com o ritmo da melhor forma que conseguimos... e isso tudo, espero, está colocado no filme. Ainda, o inesperado, o súbito, e tudo o que vem daí. Embora em várias vezes viesse animar com algumas ideias do que fazer, me deixava guiar pelo instinto e ao mesmo tempo permitia que a imprevisibilidade tomasse conta, seguindo o caminho do que parecia melhor em cada frame. Tudo mudava o tempo inteiro, às vezes pra melhor, às vezes pra pior, mas sempre em frente, sempre em movimento, sempre criando algo. Como na vida.
A gravação da música, de Bach, é licenciada em Creative Commons - desde que se compartilhe o trabalho que a utiliza, então, com a mesma licença - e se encaixou perfeitamente com as imagens. Já estava de olho nela e em outras da mesma suíte de Bach há algum tempo, e o momento de utiliza-las chegou perfeitamente. As sincronias que acontecem foram em sua maioria acontecendo por obra do destino, e poucas vezes intervi pra um resultado mais preciso. Quase não houve edição.
O filme teve lançamento ontem aqui em Fortaleza - por sinal, foi a primeira vez, até onde lembro, que fiz efetivamente um lançamento de um trabalho assim, com um pequeno evento e tudo. A exibição aconteceu dentro da programação do Cine Molotov, cineclube bem consolidado que desde 2009 acontece aqui na cidade. Obrigado especial a Alex Fedox, coordenador do cineclube, por abrir o espaço, a Carolinne Vieira, minha querida produtora, que efetivamente produziu o trabalho, e à Destra Design - especificamente a Francimone Campos, querida amiga e grande designer, que desenvolveu este lindo cartaz do lançamento, e à Ana Lívia Mourão, pela ideia e força para fazer a estréia ao vivo do filme!
Saiu sobre o lançamento inclusive no Cultura de Bolso, guia impresso editado pela prefeitura :) |
E abaixo, algumas imagens dos bastidores da produção do curta, aqui no estúdio. Há mais algumas nesta postagem aqui, que fiz há algumas semanas, quando estava com o filme sendo animado. Em breve estarei postando um vídeo de bastidores com alguns time lapses que fiz durante as últimas semanas de trabalho. E vamos em frente! :)
Um comentário:
ducaraio
Postar um comentário