domingo, 12 de julho de 2009

Grito

  Duas imagens conceituais de um projeto de curta metragem chamado "Grito", que idealizei em 2008. Está com roteiro, estudos, storyboard, tudo pronto, e agora está em processo de inscrição nos editais.  A abordagem é definitivamente experimental; as figuras se distinguem no meio de um turbilhão pintado semi-abstrato. Estas imagens no caso foram pintadas em pranchas bem pequenas, de 16 x 9 cm, com tinta acrílica - do mesmo jeito que o curta inteiro será feito. Vou continuar insistindo com este projeto. Quem sabe um dia desses ele não se torna realidade... :)




domingo, 28 de junho de 2009

23 de novembro de 1999


   Quase literalmente desencavando os arquivos, encontro um registro dos meus primeiros experimentos animados: uma matéria de dez anos atrás, no extinto jornal Tribuna do Ceará. Na ocasião - cursando o 2o. ano do ensino médio -, eu tinha feito os meus primeiros curtas, e o colégio realizou um festival com os trabalhos de vários alunos. Um dia ponho estes trabalhos no YouTube :P
   Como dizem, recordar é viver... :D

sexta-feira, 12 de junho de 2009

Linhas e Espirais: criando um experimento livre




   Fruto dos estudos e experimentações que tenho feito no campo do cinema de animação, "Linhas e Espirais" é um curta de animação experimental - definitivamente, aliás, o campo que quero seguir. Todo dia me assombro ao pensar nas infinitas possibilidades que existem, tantas técnicas disponíveis, tantos meios para se produzir, tantos campos para explorar, tanto para buscar, tanto para expressar... :)

   Este trabalho, na verdade, não surgiu inicialmente como um curta, no sentido de pensado desde o começo como um projeto a ser realizado (como outros que estou trabalhando, como o "Círculo").  Já há alguns meses tenho feito experimentos com a técnica da "Pintura no Tempo" - assim batizada pelo mestre Norman McLaren  -, que consiste basicamente em se criar uma imagem e modificá-la sucessivamente frame a frame, acrescentando coisas, tirando outras, mas sempre deixando alguma referência ao frame anterior, criando uma continuidade. Isso permite coisas praticamente impossíveis de se fazer em animação tradicional 2D,  onde geralmente cada frame é uma imagem totalmente nova, e por mais que se tente fazer parecida com a anterior, sempre sai diferente.

   O fato é que fiz uma série de testes de animação utilizando este princípio - feitos, por sinal, de forma 100% digital, utilizando uma pequena tablet que recém adquiri e o software Corel Painter (aliás, estou me iniciando na animação 100% digital). Todos foram feitos seguindo um mesmo princípio: testar uma das ferramentas de pintura digital (pastel, tinta à óleo, lápis, guache etc), valorizando o efeito conseguido, e criar visualmente algo não previsto, isto é, sem se saber mesmo para onde estava indo - as linhas, formas e cores que eu faria ditariam o seu próprio caminho. Nada estava predeterminado. Conforme ia animando, ia pensando no que viria a seguir, de forma totalmente livre e espontânea. Este aliás também é um pouco o caminho seguido nas pinturas que tenho realizado.


   De todos os testes que fiz, dois deles foram os meus preferidos - um em que, sobre um fundo preto, um carinha branco se transformou em um ovo e depois em uma forma branca que passeia pelo fundo, deixando seu rastro e, ao bater nas laterais da tela, se multiplica e as formas surgidas então fazem várias evoluções. O outro teste, colorido, mostrava uma linha branca perseguindo uma pequena bolinha vermelha, e diversas "perseguições" aconteciam em vários "ambientes", sempre de forma imprevisível. Mostrei para algumas pessoas próximas, e em particular a opinião do meu irmão Denis Akel e da minha querida Francimone Campos foram cruciais - ambos acharam que estes testes poderiam virar um curta. A princípio achei que não, que não era por aí ainda, mas pensei e pensei, e então... "por que não?"





   Vi então que ainda não tinha em mãos um curta, mas uma parte dele. Tratei então de criar mais imagens, que pudesse colocar em volta dos testes que tinha feito, criando fusões e dando então um ritmo ao material. Depois de umas duas semanas animando - em meio a outros trabalhos - consegui criar material para dois minutos de animação, ou seja, no total tinha cerca de 1400 frames. As novas imagens criadas funcionaram muito bem com as anteriores, e com o material parcialmente editado agora era então chegada a parte da finalização.
   
   Começando pela sonorização, imaginei uma trilha, digamos, 'tribal'. Utilizando dezenas e dezenas de sons de diversos instrumentos primitivos de várias bibliotecas, a trilha foi criada, sempre em cima das imagens, procurando uma sincronia com os movimentos e realmente dando o tom do filme. Esta foi uma das partes mais difíceis, senão a mais difícil. Por mais de uma semana me dediquei nesta sonorização, e poderia mesmo dizer que se assemelha quase ao processo de se construir uma escultura em massa, colocando e retirando pedacinhos e ajustando blocos - tira um decibel aqui, aumenta outro ali, ajusta o fade, reencaixa o outro som, adiciona outro som baixinho ali ao fundo, mais outra batida rápida, enfim, um processo à parte, sem dúvida. O trabalho de som mais complexo que já fiz.

   
   Com o filme quase pronto, pedi à Francimone que criasse para mim as telas de crédito, e foi de fato o que foi feito: com a fonte que ela utilizou e a forma como definiu, o filme nasceu na hora que os créditos se juntaram às imagens. Fiquei muito impressionado, pois eles deram mesmo a cara do filme. Daí só faltou animá-los para a abertura (que pensei em colocar em três idiomas), ajustar outros pequenos detalhes de sincronia e... voilá! Estava pronto. Claro, não há realizador que esteja 100% satisfeito com o resultado final e que não queira mexer em mais nada, mas eu sabia que estava na hora de soltar a mão deste filho e, finalmente, mandá-lo para o mundo.
  
   Terminando de escrever esta postagem percebo as visualizações no YouTube aumentando mais e mais, e tenho recebido muito comentários entusiasmados de amigos, colegas e outras pessoas que assistiram esta pequena criação. Estou muito contente e otimista com o resultado, e tudo isso me dá muito mais força para seguir em frente. No caso, em caráter imediato, continuar e finalizar a produção do "Círculo", que espero concluir nos próximos meses, já aplicando tudo o que aprendi fazendo o "Linhas e Espirais".

    Aos amigos que não viram, segue o link... como não é possível colocar aqui a versão em HD, segue o link do YouTube e peço que, se possível, assistam em HD :)


   

quarta-feira, 22 de abril de 2009

EXPO MONSTRA 50% fuck OFF!


No dia 8 de abril passado tive a oportuindade de participar novamente da MONSTRA, edição 50% fuck OFF!, promovida pelo coletivo ARTZ. A proposta mais uma vez foi expor e comercializar obras de arte de diversos artistas a preços populares, no caso de R$ 1 a 100. Desta vez a expo aconteceu dentro do FFF 2 - Fortaleza Fashion Freak, em um ótimo espaço - o ateliê/estúdio dos DJ's Julie e Fil. Expus 4 obras, entre elas a "Homem II".

As paredes foram todas pintadas e desenhadas, dialogando com as obras e criando um ambiente dinâmico e muito interessante. As obras foram muito bem recebidas pelo público. Muitas pessoas compareceram e apesar de durar só um dia - isto é, uma noite - foi uma ótima experiência, e mal posso esperar pela próxima :D

Os créditos das fotografias são de Diego Akel, Francimone Campos, Weaver Lima e Franklin de Oliveira.


Eu e as telas :)
As obras do canto.
As duas paredes.
Minha querida Francimone e a tela "Homem II", na montagem da exposição.
Visão da ante-sala.
Coluna social: Karla Saraiva e Francimone Campos :P

Mais fotos no Flickr do ARTZ: 
http://www.flickr.com/photos/nucleoartz/sets/72157616790499033

sábado, 28 de março de 2009

Pintura no tempo











Alguns momentos de uma tela em processo, em uma das vezes que consegui ir parando de pintar para fotografar os estágios :)

"Homem II" - 80 x 100cm
Acrílica sobre tela

segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

Expo MONSTRA

Postando algumas fotos, pra variar um pouquinho :) Estas foram da minha primeira exposição, no evento MONSTRA, organizado pelo ARTZ, e aconteceu 20 de dezembro do ano passado. Foi muuuito legal; além de ter a oportunidade do público (enfim!) ver seu trabalho ao vivo, ainda pude trocar idéias com os colegas e amigos sobre as obras. Tive também o prazer de vender alguns trabalhos, entre eles este abaixo para meu amigo Raphael, além de outro para o grande Weaver :) Também troquei outros com alguns amigos artistas que também expuseram :D
Vários foram os que expuseram, aliás, como Weaver Lima, Franklin de Oliveira, Marcílio S., Felipe Fox e David Suàrez.

Os créditos das fotos são de Diego Akel, Francimone Campos, David Suàrez, Thais Cavalcante e Franklin de Oliveira.























































Mais fotos podem ser conferidas no Orkut, no perfil do ARTZ: http://www.orkut.com.br/Main#Profile.aspx?rl=fpp&uid=14258415608625743465 :)

terça-feira, 18 de novembro de 2008

Desenhos

Um destes dias me deu uma vontade grande de desenhar. Apenas desenhar. Então, parti pro papel, lápis e nanquim. Dar uma pausa nas pinturas. Bom, isso era o que eu achava.

Depois de uma noite desenhando, me vi com vários trabalhos que, acredito, visivelmente tem influência da pintura. Isso, aliás, é uma coisa que eu recomendo - essa "interdisciplinaridade" acrescenta muito a todo artista. O que você aprende em um meio de expressão acaba inevitavelmente aplicando em outros meios que trabalha, e por aí vai. O desenho e a pintura são simultanamente muito parecidos e muito diferentes entre si, mas são justamente essas particularidades (em comum e contrastantes) que juntas vão dar uma formação cada vez mais completa a quem resolver abraçar essas formas de arte.





Outros materiais acabaram entrando, como canetas coloridas e guache. Quando dei por mim já não sabia mais se o que eu estava fazendo era pintura ou desenho, ou desenho pintado ou pintura desenhada... Enfim, o que importa é chegar em um trabalho final que lhe agrade, não refreando jamais o seu impulso artístico, a sua vontade naquele momento. Tudo o que você fez contribuiu para chegar naquele resultado, e não em outro.




















O engraçado é que no fim das contas saíram mais auto-retratos do que eu me dei conta. Acho que depois de tanto ver os desenhos do Egon Schiele o seu trabalho fica mais narcisista do que se pode imaginar :P

domingo, 26 de outubro de 2008

Pintando o sete

Olá amigos! Após um bom tempo sem postar nada, apresento agora algumas das pinturas que tenho feito já há alguns meses.

Para começar, tenho estudado muito pintura e os movimentos artísticos. Não ligava muito para a pintura em si, confesso, mas de uns tempos pra cá me animei a mexer com tintas pra valer, e aí a coisa tem crescido cada vez, no sentido que tenho me interessado um bocado em aprender. Nos livros de arte por exemplo, há cada coisa mais interessante que a outra, desde o contexto histórico e a vida dos artistas até as técnicas usadas e resultados finais! Tudo isso nos nutre e ficamos cada vez mais empolgados pra criar as nossas próprias obras. Comprei todos os livros de arte da Taschen da promoção dos 25 anos que pude, e outros mais que estou vendo; tenho feito inúmeros estudos, esboços e diversos testes de pintura; tenho comprado e testado muitos materiais; as telas já estão abarrotando o meu pequeno estúdio - bem, está virando quase uma obsessão :P

De todas as escolas, as que mais tem me marcado são as relacionadas ao Expressionismo - ou seja, o Expressionismo em si, o Neo-Expressionismo e o Expressionismo Abstrato. Isso, pelo que parece, está se refletindo em tudo o que faço - desde os esboços de ponta de caderno até os padrões visuais do trabalhos animados.

Bom, segue então algumas fotografias das pinturas. A maioria ainda está 'sem título' - aceita-se sugestões :) E em breve estarei postando outras pinturas mais.


















Sem título
40 x 59cm
Acrílico sobre tela



















Sem título
60x 80cm
Acrílico sobre tela













Sem título
20 x 35cm
Acrílico sobre tela






















"Auto-retrato em amarelo, verde, preto e branco"
59 x 40cm
Acrílico sobre tela

















Sem título
60x 80cm
Acrílico sobre tela












"Olhos"
50 x 100cm
Guache e acrílico sobre tela